Aparecida é destaque no Ranking de Saneamento

Município atingiu nota máxima em índices de atendimento e eficiência

Postado em: 21-03-2024 às 10h40
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida é destaque no Ranking de Saneamento
Município atingiu nota máxima em índices de atendimento e eficiência | Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia está entre as 20 melhores cidades que mais investiram em saneamento básico no país. É o que afirma o 16º Ranking de Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com GO Associados na quarta-feira, 20, com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil.

O estudo leva em consideração oito indicadores em três dimensões do saneamento básico: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência. Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades.

O prefeito Vilmar Mariano atribui a melhora à parceria com o Governo de Goiás nas últimas três gestões municipais. “Os avanços são resultado de investimentos e dos esforços do governador Ronaldo Caiado, quando assumiu o governo do estado, em melhorar a infraestrutura de saneamento básico. Esse foi o marco principal e eu acredito que no máximo dois anos teremos a universalização do tratamento da água e do esgoto em Aparecida”.

Continua após a publicidade

Em Aparecida, o aumento de recurso no saneamento, com investimento médio de R$ 463,28 por habitante, fez o município saltar 34 posições no ranking em apenas um ano. Com isso, a cidade saiu da 52ª colocação em 2023 e chegou à 18ª colocação. A cidade atingiu nota máxima em melhoria do atendimento e nível de eficiência.

Veja Também