Caiado não está atrasado para definir nome em Goiânia, defende Waldir

Segundo ele, o gestor conversa com o vice-governador, Daniel Vilela, e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ambos do MDB, para construir esse nome. “O MDB tem muita força na capital”

Postado em: 22-03-2024 às 08h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado não está atrasado para definir nome em Goiânia, defende Waldir
Presidente metropolitano do União Brasil e vice-presidente estadual, Delegado Waldir é enfático ao dizer que o gestor de Goiás não está atrasado | Foto: Reprodução

Alguns desconfortos surgem entre alguns integrantes da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) devido à indefinição do nome que será escolhido para disputar a prefeitura de Goiânia. A percepção é de demora, enquanto pré-candidatos já definidos na cidade – e pelo Estado e País, a nível de comparação. Presidente metropolitano do União Brasil e vice-presidente estadual, Delegado Waldir é enfático ao dizer que o gestor de Goiás não está atrasado.

Também presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), Waldir diz pensar diferente das pessoas que consideram a postura de Caiado demorada. “Eu digo que o governador não está atrasado, o governador está esperando o melhor momento, está construindo esse nome”, elabora.

De acordo com ele, existe a preocupação em “não perder Goiânia”. No momento, ele afirma que Caiado conversa com o vice-governador, Daniel Vilela, e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ambos do MDB, para construir esse nome. “O MDB tem muita força na capital”, enaltece. 

Continua após a publicidade

“Ninguém nasceu de 5 meses. Não vai ser agora que isso vai mudar. O pai da criança é Ronaldo Caiado, entendeu? Então não tem desespero, no momento certo ele vai trazer esse nome”, reforça que ainda há tempo para decisão e anúncio. Questionado sobre nomes, Waldir não cita. Ele afirma que alguns se colocaram à disposição, mas que não há nada concreto. “Eu acredito que até pode ter uma grande surpresa”, faz mistério. 

Nomes

Informações palacianas divulgadas pelo Jornal O Hoje são de que a filha do ex-prefeito Iris Rezende, a advogada Ana Paula Rezende (MDB), seria o “plano A” do governo. Apesar disso, o Palácio das Esmeraldas estaria testando outras possibilidades. Seriam eles: os deputados federais Zacharias Calil (União Brasil) e Silvye Alves (União Brasil); o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB); e o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil).

Com quase 255 mil votos, Silvye Alves foi a deputada federal por Goiás mais bem votada em 2022. A parlamentar se tornou, recentemente, líder do União Brasil na bancada feminina da Câmara, além de estar na Executiva Nacional da legenda. 

Ela é próxima do governador e da primeira-dama Gracinha Caiado, assim como o deputado Zacharias Calil, amigo de longa data do governador. No passado, em 2020, ele chegou a ser escalado como pré-candidato da base governista à prefeitura de Goiânia.

Oficialmente, Calil gostaria de disputar o Senado, em 2026. Em 2022, ele era pré-candidato à Casa Alta do Congresso, mas foi convencido a concorrer à reeleição. À época, teve quase 88 mil votos.

O nome que ganhou corpo neste ano foi o de Jânio Darrot. O ex-prefeito de Trindade, contudo, foi alvo de operação da Polícia Civil em 8 de fevereiro. Na data, agentes estiveram na prefeitura do município, conforme a própria administração confirmou, e na casa do ex-gestor, segundo o vereador Edson Cândido.

A ação investiga licitações e contratos de exercício do ano de 2013, época em que Jânio cumpria seu primeiro mandato à frente da cidade. Em nota, Darrot pontuou que “seus atos enquanto gestor foram norteados pelo zelo com a administração pública, garantindo a ele uma alta aprovação enquanto esteve à frente do executivo municipal”. Apesar de manter a pré-candidatura e trabalhar o nome, nos bastidores a informação é que houve desgastes.

Por outro lado, o deputado estadual Bruno Peixoto trabalhou de forma intensa no último ano para ser o pré-candidato da base. Tanto que teria gerado incômodo no grupo. Na abertura dos trabalhos legislativos, neste ano, ele confirmou um recuo anterior e disse que concorreria à Câmara Federal, em 2026.

“Assumo aqui o compromisso de permanecer na Assembleia”, declarou na a presença do governador Ronaldo Caiado, em 15 de fevereiro. “Confirmo aqui perante cada um de vocês e do nosso governador.” Nos corredores, a informação é que ele ainda não estaria completamente fora.

Outros nomes que também já surgiram no caminho foram o do ex-presidente da Alego, José Vitti (União Brasil), do presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel (Republicanos), e do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB). Este último seria o favorito, caso conseguisse autorização da Justiça Eleitoral. Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) também trabalha para conquistar esse apoio.

Veja Também