Vanderlan não deve se licenciar da cadeira no Senado

Interlocutor do senador afirma que congressista tem conseguido conciliar as funções na Casa Alta e as articulações no interior

Postado em: 25-03-2024 às 09h45
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vanderlan não deve se licenciar da cadeira no Senado
Interlocutor do senador afirma que congressista tem conseguido conciliar as funções na Casa Alta e as articulações no interior| Foto: Reprodução

Os adiamentos da licença do senador Vanderlan Cardoso (PSD) devem se tornar definitivos, na medida em que o congressista consegue conciliar o Senado com as articulações no interior. Isto porque o político é presidente estadual do PSD e precisa cuidar das chapas de vereadores pelo Estado. 

Desta forma, a entrada do suplente Pedro Chaves (MDB) na Casa do Alta do Congresso fica cada vez mais difícil. “Ele está conseguindo conciliar o Senado com as articulações no interior. Então, não houve a necessidade de se licenciar”, informa um interlocutor do congressista.

Desde o ano passado, o afastamento do senador Vanderlan Cardoso era aguardado. A reforma tributária, até então, era o impeditivo. Depois foram as leis complementares à matéria. Por fim, a razão seria as articulações para as eleições municipais deste ano. 

Continua após a publicidade

Mas Vanderlan tem conseguido “abraçar tudo”, adiando, talvez definitivamente, a ascensão de Chaves. “Vamos deixar o Pedro assumir definitivamente depois que ele virar prefeito”, brinca a fonte. 

Cardoso é pré-candidato à prefeitura de Goiânia. Inclusive, deve oficializar o nome nos últimos dias de março. A ideia é fazê-lo após entregar benefícios de emendas na capital, o que tem ocorrido ao longo deste mês.

MDB

Existe, também, a questão do Pedro ser do MDB. Hoje, Vanderlan não tem relação de aliado com  a base caiadista. 

O vice-governador do Estado é Daniel Vilela, presidente estadual do MDB. Vanderlan foi eleito ao Senado em 2018 na chapa em que Vilela disputou o governo. Já em 2020, Cardoso disputou a prefeitura de Goiânia pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) contra Maguito Vilela (MDB), pai de Daniel. Tiveram rompimentos. 

No passado, já foi dito há proximidade entre Chaves e Vanderlan, e que esta situação não é impeditiva. O interlocutor que conversou com o Jornal O Hoje reforça que, de fato, essa condição não interfere. “É mais, porque ele foi conciliando as coisas e acabou não precisando se afastar”, reitera.

Suplente

Pedro Chaves trabalha na chefia de gabinete do vice-governador. Em conversa com o Jornal O Hoje, ainda no ano passado, ele ressaltou que a relação com Vanderlan Cardoso sempre foi boa. “Nosso relacionamento é bom desde o começo do mandato.” Além disso, ele destacou que o senador “sempre disse que, em algum momento, se afastaria pra gente assumir. Inclusive para outras pessoas”. 

PSD

O PSD se vê envolto em um ambiente de racha interno em meio a definição das pré-candidaturas à prefeitura de Goiânia. Alas do partido não estão uníssonas desde que o vereador Lucas Kitão (PSD) lançou sua pré-candidatura no mês passado. 

Kitão defende que Vanderlan se posicione, além de repudiar a possibilidade do partido fazer qualquer tipo de aliança com o PT, que tem como pré-candidata a deputada federal Adriana Accorsi. O vereador já indicou, também, que vai querer prévias, caso Cardoso, de fato, confirme a pré-candidatura ao paço da capital.

Veja Também