PL de Wilder Morais busca apoio da base caiadista em Goiânia

Senador descarta troca de pré-candidatura da sigla e reforça nome do deputado federal Gustavo Gayer na disputa

Postado em: 25-03-2024 às 10h50
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: PL de Wilder Morais busca apoio da base caiadista em Goiânia
Senador descarta troca de pré-candidatura da sigla e reforça nome do deputado federal Gustavo Gayer na disputa | Foto: Reprodução/Instagram

O senador Wilder Morais (PL) descartou a hipótese de disputar a Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais deste ano. “Nosso pré-candidato é o Gustavo Gayer. Não existe essa iniciativa da nossa parte [de trocar o nome do PL]”, afirmou o parlamentar durante lançamento de um novo hospital de tratamento oncológico. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve visitar Goiânia nas próximas semanas para endossar a pré-campanha do deputado federal Gustavo Gayer (PL) à Prefeitura da Capital, de acordo com Wilder. O roteiro também incluirá visita a Aparecida de Goiânia, na região metropolitana, que já conta com o deputado federal Professor Alcides (PL) na disputa pelo Paço, além de cidades no nordeste goiano. 

“Estaremos presentes em todas as cidades polo” disse Wilder, que adiantou que até o final da semana que vem, o PL deve definir o pré-candidato para a Prefeitura de Anápolis. 

Continua após a publicidade

Com os partidos se movimentando para adiantar seus projetos voltados para as cidades, sobretudo as maiores no país, a viagem de Bolsonaro a Goiânia, além de toda representação natural, também teria o peso de principal cabo eleitoral de Gayer, considerando que o parlamentar foi eleito na esteira do bolsonarismo em 2022.

Assim como outras lideranças partidárias, o PL também almeja conquistar o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em um momento em que o gestor goiano dá pouca importância às questões locais, tem olhos voltados intensamente para o projeto presidencial de 2026 e adia definição do nome a ser apoiado tanto em Goiânia quanto nos municípios estratégicos, como Rio Verde, Anápolis, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia. 

“Eu sempre falo que a eleição agora é uma corrida de São Silvestre, e só está começando”, comentou o senador, que também é presidente do diretório estadual do PL. “A partir do momento em que o nosso pré-candidato (Gayer) começar a destacar e tenha um bom posicionamento, com certeza o apoio do governador seria muito importante. Claro, o governo deve ter o candidato dele.”

O parlamentar garantiu em entrevista aos jornalistas que a decisão sobre o nome que disputará o pleito municipal pela Prefeitura de Anápolis será aventado juntamente com o governador e sinalizou interesse em montagem de chapa com a base dele. A  expectativa é que as definições ocorram assim que Caiado retornar da viagem a Israel, onde está nesta semana ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (MDB) — o governador retornou a Goiás no último final de semana. 

“Nós estamos trabalhando com o PL nos 246 municípios e já temos nossos pré-candidatos definidos em várias cidades. E nos lugares onde nós temos condições de fazer alianças, nós vamos fazer.”, afirmou Wilder. “Vamos decidir Anápolis [em conjunto com Caiado], e também outras cidades do interior. Agora, também vamos analisar, se tem uma composição melhor para a cidade, estaremos juntos. Daqui até o dia 6 de abril, nosso trabalho será bastante intenso para termos candidaturas em Goiás.”

Conforme mostrou O HOJE, os protagonistas no segundo turno das eleições de 2022, o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverão adotar estratégias distintas na disputa pela Prefeitura de Goiânia na eleição deste ano. A polarização que marcou o último pleito a eleger o chefe do Executivo nacional poderá decantar na corrida pela capital goiana. Enquanto o PL vai nacionalizar o debate eleitoral, o PT irá focar em uma frente ampla e nas questões locais como infraestrutura, mobilidade, saneamento e iluminação. 

Questionado pelo HOJE sobre a possibilidade de repeteco do que se viu em 2022, Wilder Morais disse que a “polarização é um processo até natural na política”, defendeu que o ex-presidente Bolsonaro ainda detém uma grande força na seara eleitoral, o classificou como “maior líder político do país” e disse que há uma estratégia do PL para Goiânia. “Tem uma equipe de apoio que foi montada para estudar todas as áreas e para discutir todas as ações que devem ser feitas em uma capital, como é a de Goiânia”, afirmou o senador sem entrar em detalhes. 

Veja Também