O plano B dos emedebistas caso Ana Paula fique fora da disputa em Goiânia

Alternativa é vista como uma tacada audaciosa, porém estratégica para 2026

Postado em: 26-03-2024 às 07h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: O plano B dos emedebistas caso Ana Paula fique fora da disputa em Goiânia
A herdeira política de Iris é, e todos sabem, a principal aposta da base | Foto: Reprodução

Nos bastidores da política goianiense, circula a informação de que os emedebistas contam com uma espécie de plano B para um cenário onde Ana Paula, filha do ex-governador goiano Iris Rezende Machado, fique de fora da disputa pela prefeitura de Goiânia. 

A herdeira política de Iris é, e todos sabem, a principal aposta da base. Com isso, a expectativa é que o governador Ronaldo Caiado (UB) se encontre com a política ainda esta semana. A reunião dará norte aos planos do governo que enxerga nela a possibilidade mais próxima da vitória na briga pela cadeira de Rogério Cruz (Republicanos).

O plano B, porém, consiste em uma tacada um tanto quanto ousada. Se Ana Paula não resolver ir para o combate, os emedebistas devem articular junto ao governador um apoio à pré-candidatura de Vanderlan Cardoso (PSD). A aposta, como tudo em política, seria estratégica. 

Continua após a publicidade

A começar pelo interesse de Vanderlan em angariar aliados. O político é amplamente conhecido no meio como alguém que tem votos, mas não tem grupo. Se conquistar o apoio da base, ampliaria consideravelmente a quantidade de partidos aliados. 

O governador, por outro lado, com o time que tem a oferecer, teria poder de barganha suficiente para negociar com tranquilidade. E mais do que isso, estaria em uma posição confortável ao manter o discurso que defendeu em 2020, quando esteve no palanque de Vanderlan Cardoso contra Maguito Vilela. 

Mas essa está longe de ser a cereja do bolo. O que os emedebistas enxergam como vantagem em um eventual apoio da base à candidatura de Vanderlan passa, na verdade, pelo interesse de afastá-lo do páreo de 2026, ou seja, da briga pelo governo. 

Se a aliança se consolidar, Caiado poderia negociar um abre alas para Daniel, e mais: o compromisso do ‘prefeito’ em articular pelo seu nome na disputa pela presidência da República. 

Mas, como dito, tudo dependerá do fato Ana Paula Rezende. Em agosto de 2023, A política anunciou que não disputaria. Em publicação nas redes sociais, a filha de Iris Rezende considerou não ser o momento de buscar uma “continuidade ao legado do pai”.

“Após um tempo de profunda reflexão tomei a decisão de não apresentar meu nome como pré-candidata a prefeita nesta eleição. Agradeço ao vice-governador e presidente do MDB, Daniel Vilela, que abriu as portas do nosso partido e que sempre foi muito cuidadoso comigo. Agradeço também ao governador Ronaldo Caiado, por ter a certeza de que estaria ao meu lado se levasse adiante uma candidatura”, disse.

Diante do vazio de nomes da base, bem como a dificuldade em torná-los competitivos em um curto espaço de tempo, Ana Paula voltou a ser sondada pelos governistas, que já prometem mundos e fundos para tê-la no páreo.

Conforme mostrado com exclusividade pela reportagem do O HOJE ainda em fevereiro deste ano, Ana Paula, no final das contas, tende mesmo a ser o nome do governador Ronaldo Caiado na disputa em Goiânia. Uma fonte palaciana que não titubeia ao informar que, em breve, ela será ungida pelo governo goiano.

À época, a mesma fonte disse, inclusive, que Darrot já era carta fora do baralho. Jânio foi, na visão do palaciano, foi um “balão de ensaio”. Em outras palavras, alguém alçado para desviar o foco do “real nome”. “O governador tem esse nome guardado (Ana Paula). O nome que a partir do momento em que for lançado já arranca com grandes chances de vitória”, completou.

Veja Também