Campanha de Bolsonaro teria utilizado CNPJ paralelo com e-mail de Mauro Cid e nome de laranja, revela site

A abertura do CNPJ paralelo ocorreu um dia depois do registro oficial da campanha de Bolsonaro

Postado em: 26-03-2024 às 18h19
Por: Isadora Miranda
Imagem Ilustrando a Notícia: Campanha de Bolsonaro teria utilizado CNPJ paralelo com e-mail de Mauro Cid e nome de laranja, revela site
A abertura do CNPJ paralelo ocorreu um dia depois do registro oficial da campanha de Bolsonaro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O The Intercept Brasil revelou que um CNPJ aberto em Blumenau, Santa Catarina, em 2022, utilizando um e-mail funcional de Mauro Cid, ex-auxiliar de Jair Bolsonaro, estava vinculado à campanha eleitoral do ex-presidente. A empresa, intitulada “Eleição SC 2022 Jair Messias Bolsonaro Presidente Ltda”, jamais foi comunicada à Justiça Eleitoral.

A abertura do CNPJ paralelo ocorreu um dia após o registro oficial da campanha de Bolsonaro, levantando dúvidas sobre seus propósitos. O único sócio listado, Rene Moacir Teodoro, faleceu meses depois sob circunstâncias suspeitas, sendo utilizado como “laranja” no esquema.

Teodoro, que sofria de deficiência intelectual e dependia de benefícios do INSS, foi vítima de diversas fraudes, inclusive agressões por parte de agiotas. Suspeita-se que o CNPJ tenha sido utilizado para arrecadar doações ilegais ou por terceiros de má-fé.

Continua após a publicidade

Os advogados de Bolsonaro e Cid não prestaram esclarecimentos sobre o CNPJ paralelo, enquanto a Prefeitura de Blumenau declarou que o cadastro de empresas não é sujeito a verificação. Especialistas enfatizam a necessidade de uma investigação imediata para elucidar as irregularidades e possíveis delitos eleitorais envolvidos no caso.

Veja Também