Presidente da França, Emmanuel Macron, realiza visita política e econômica ao Brasil

Presidente francês, Emmanuel Macron, realiza visita ao Brasil para encontro político e econômico com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abordando diversos temas estratégicos e assinando acordos bilaterais

Postado em: 28-03-2024 às 11h00
Por: Isadora Miranda
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente da França, Emmanuel Macron, realiza visita política e econômica ao Brasil
Presidente francês, Emmanuel Macron, realiza visita ao Brasil para encontro político e econômico com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abordando diversos temas estratégicos e assinando acordos bilaterais | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em sua visita ao Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, desembarca em Brasília para encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agenda que abordará temas políticos e estratégicos, como os conflitos na Faixa de Gaza e no Haiti, além da guerra na Ucrânia e as eleições na Venezuela.

Durante a cerimônia de recepção, a Esplanada dos Ministérios será interditada, enquanto serão firmados cerca de 30 acordos e memorandos de entendimento, incluindo investimentos em um centro de imunologia no Ceará. Macron também será recebido pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, antes de seguir para o almoço no Palácio Itamaraty.

As negociações sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, criticadas pelo presidente francês, não estão previstas para esta visita. Macron realizou críticas ao acordo durante evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), destacando a necessidade de um novo acordo que leve em consideração as questões climáticas.

Continua após a publicidade

Essa é a primeira visita bilateral de Macron à América Latina desde que assumiu a presidência da França em 2017, tendo iniciado em Belém, no Pará, onde anunciou parcerias financeiras para investimentos em bioeconomia na Amazônia. A agenda também incluiu visita ao complexo naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde foi lançado ao mar o submarino “Tonelero”, resultado da parceria entre Brasil e França.

Veja Também