PCdoB mantém pré-candidatura apesar da federação com PT

“É uma alternativa colocada para apreciação. Naturalmente, com diálogo maduro e responsável, e, claro, sem qualquer imposição”, destaca o presidente da legenda, Honório ngelo da Rocha

Postado em: 30-03-2024 às 10h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: PCdoB mantém pré-candidatura apesar da federação com PT
O presidente do PCdoB conversou com o jornal O Hoje sobre isso, mas também acerca da própria federação, chapa de vereadores e mais | Foto: Montagem

O PCdoB faz parte da federação com PT e o PV. Ainda no ano passado, o Partido dos Trabalhadores lançou a pré-candidatura de Adriana Accorsi para a prefeitura de Goiânia. O PCdoB, que também anunciou o nome de Fábio Tokarski para o cargo, o mantém como pré-candidato, afirma Honório Ângelo da Rocha, presidente do partido em Goiás.

“O engenheiro e professor Fábio Tokarski continua pré-candidato a prefeito e é uma alternativa colocada para apreciação no âmbito da federação. Naturalmente, com diálogo maduro e responsável, e, claro, sem qualquer imposição”, destaca.

O presidente do PCdoB conversou com o jornal O Hoje sobre isso, mas também acerca da própria federação, chapa de vereadores e mais. Confira na íntegra a seguir.

Continua após a publicidade

Entrevista

Jornal O Hoje – Como está a relação na federação, com PV e PT?

Honório Ângelo – A experiência de atuação política em uma federação com três partidos, como no nosso caso, PCdoB, PT e PV, requer aprendizado, paciência e perseverança para alcançar o êxito desejado e necessário. Tudo se dá segundo as regras da política: a arte do diálogo.

Até aqui, passamos pela experiência de 2022. Considero que nossa relação foi politicamente democrática e harmoniosa. Todas as questões foram definidas por consenso. 

Jornal O Hoje – O PT tem sido impositivo nas decisões ou a federação está bem alinhada? 

Honório Ângelo – Iniciamos em 2024 a primeira experiência da FE Brasil [Federação Brasil da Esperança], envolvendo a realidade política de cada município, a partir da compreensão de cada um dos três partidos. Estamos em uma etapa mais de orientações e esclarecimento quanto às resoluções da Executiva Nacional da Federação Brasil da Esperança, que diz respeito às prerrogativas e limites da federação no âmbito municipal. 

Jornal O Hoje – O PV concordou com o nome de Adriana em Goiânia. O PCdoB endossa a pré-candidatura dela? Pretende indicar vice? 

Honório Ângelo – Para o PCdoB, uma das vantagens da federação é justamente ser esse instrumento da democracia dos partidos. O que prevalece na federação é o diálogo político, o debate de ideias e propostas para a construção coletiva de projetos para as cidades. 

A decisão final sobre o formato das alianças e o programa que a federação vai defender será nas convenções partidárias, já definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para 20 de julho a 5 de agosto. O momento da pré-campanha é importante para a elaboração do programa para as cidades. 

Jornal O Hoje – Como fica o Fábio Tokarski, que já tinha sido colocado como pré-candidato?

Honório Ângelo – O engenheiro e professor Fábio Tokarski continua pré-candidato a prefeito e é uma alternativa colocada para apreciação no âmbito da federação. Naturalmente, com diálogo maduro e responsável, e, claro, sem qualquer imposição. 

O professor Tokarski acumulou experiência de três mandatos de vereador em Goiânia, foi secretário municipal de Obras na gestão do professor Darci Accorsi, deputado estadual de Goiás com grandes contribuições a Goiânia e ao Estado, ou seja, tem muito ainda a contribuir neste projeto por uma Goiânia melhor para todos.

Com esse propósito, ele lançou o “Movimento Goiânia 100 anos, o futuro começa agora” e o debate está se avolumando com propostas de várias áreas da sociedade goianiense e correntes de opinião. O movimento se estrutura na perspectiva da constituição de uma frente ampla para defender a cidade, a democracia e os legítimos interesses da população. 

Jornal O Hoje – A chapa da federação deve ter quantos nomes do PCdoB em Goiânia? Qual a expectativa de eleger vereadores?

Honório Ângelo – A Federação Brasil da Esperança terá chapa com 38 candidatos e candidatas, conforme a legislação em vigor. A quantidade de candidatos que cada partido, PT, PCdoB e PV, terá na chapa continua em diálogo entre as legendas. Uma referência para essa definição é a quantidade de votos que cada legenda teve nas eleições de 2020.

Jornal O Hoje – Em quais municípios o PCdoB pretende atuar fortemente no estado e ter pré-candidatos?

Honório Ângelo – Como regra geral, estamos focados mais em eleger vereadores em municípios polo como Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Trindade, Goianira, Luziânia, Cidade de Goiás, Inhumas, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina de Goiás, Formosa, Catalão, Itumbiara, Morrinhos, Mineiros, Jataí, Rio Verde, Porteirão, Uruaçu, Porangatu, dentre outros.

Veja Também