Bolsonaro pode apoiar Sandro Mabel em Goiânia

Ex-presidente Jair Bolsonaro é citado como interlocutor de aumento de chances de Sandro Mabel de ter apoio da direita

Postado em: 04-04-2024 às 08h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolsonaro pode apoiar Sandro Mabel em Goiânia
Surgiu nos bastidores a informação de que, ultimamente, Mabel manteve conversas reservadas com Gayer e o senador Wilder Morais | Foto: Reprodução

A presença do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) em Goiânia nesta quinta-feira (4) pode trazer um pouco mais de nebulosidade no cenário pré-eleitoral deste ano na disputa pelo Paço Municipal. 

Com o avanço do nome do empresário Sandro Mabel, que filiou-se à União Brasil do governador Ronaldo Caiado (UB) nesta quarta-feira (3), partidos começam a mudar os planos, como, por exemplo, o PL que deverá desistir de lançar Gustavo Gayer à disputa e apoiar Mabel. 

Surgiu nos bastidores a informação de que, ultimamente, Mabel manteve conversas reservadas com Gayer e o senador Wilder Morais – que é presidente do PL em Goiás. A intenção, soube-se depois, seria apoio em alianças na corrida em Goiânia. 

Continua após a publicidade

Antes de uma operação que investiga suposta prática de corrupção em Trindade, o candidato da base de Caiado seria a do ex-prefeito Jânio Darrot, alvo de mandados de busca e apreensão. Isto porque, até então, o nome mais viável para a disputa era do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) Bruno Peixoto (UB). A pedido de Caiado, o parlamentar desistiu de concorrer.

Darrot era o nome de Gustavo Mendanha que, agora, apoia o nome de Sandro Mabel. O empresário conhecido pelas bolachas Mabel — ele foi dono da indústria que a produz — também foi deputado federal e, atualmente, almeja apoio da ala bolsonarista goianiense. 

Para tanto, teria de atrair o PL de Jair Messias Bolsonaro, o que deve ser acertado em evento da legenda nesta quinta-feira no Parque de Exposições Agropecuárias, no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia. A intenção é que Mabel já ganhe alguns pontos em pesquisas que devem começar a percorrer a capital nos próximos dias. 

Há uma expectativa também sobre o posicionamento do principal nome do PL no Brasil acerca da candidatura do deputado federal Professor Alcides (PL) em Aparecida e de Lissauer Vieira (PL) em Rio Verde. Ou se o assunto deverá ser tratado em eventos municipais. 

De qualquer maneira, existe uma expectativa se Gayer vai ou não bater o pé sobre a candidatura em favor de dar espaço para Sandro Mabel. O problema é que, caso  insista em concorrer e o PL decida pelo apoio ao candidato governista, Gayer teria de deixar a sigla sob o risco de perder o mandato na Câmara Federal por infidelidade partidária.

Além do evento, Jair Bolsonaro deverá encontrar-se com o governador Ronaldo Caiado no Palácio das Esmeraldas para tratar, quiçá, de 2026, que é o que mais importa para os graúdos da política. Tanto sobre o governo goiano — que, para a base governista, o candidato é, de fato, o vice Daniel Vilela — e, para presidente, o próprio Caiado pela União Brasil. O sonho do goiano é o apoio de Bolsonaro. Um aceno gigante para, pelo menos, 60 milhões de eleitores.

Veja Também