Em encontro, Gilmar Mendes dispara contra Moro: ‘Você e Dallagnol roubavam galinha juntos’

Segundo jornalista, conversa entre ministro do STF e ex-juiz expõe divisões e divergências entre as duas figuras

Postado em: 04-04-2024 às 10h43
Por: Isadora Miranda
Imagem Ilustrando a Notícia: Em encontro, Gilmar Mendes dispara contra Moro: ‘Você e Dallagnol roubavam galinha juntos’
Segundo jornalista, conversa entre ministro do STF e ex-juiz expõe divisões e divergências entre as duas figuras | Foto: Wilson Dias/Arquivo/Agência Brasil

Uma conversa tensa e reveladora entre Sergio Moro e Gilmar Mendes veio à tona nesta terça-feira (2/4), no gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal. O encontro, intermediado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), durou cerca de 90 minutos e expôs as complexas relações políticas e jurídicas envolvendo os dois protagonistas. A informação é da jornalista Monica Bergamo.

Moro, envolvido em uma série de polêmicas após sua atuação como juiz da Lava Jato, enfrentou questionamentos diretos de Gilmar Mendes. O ministro do STF não poupou críticas ao ex-juiz, relembrando episódios controversos e acusações de irregularidades na condução da operação.

Durante a conversa, Moro negou qualquer irregularidade em sua conduta na Lava Jato e tentou se desvincular de Deltan Dallagnol, ex-procurador e ex-deputado. No entanto, Gilmar Mendes rebateu as afirmações, citando revelações da Vaza Jato que indicavam colaboração entre Moro e Dallagnol na elaboração de peças jurídicas.

Continua após a publicidade

“Você e Dallagnol roubavam galinha juntos. Não diga que não, Sergio”, teria dito o ministro do STF.

Além disso, o ministro do STF aproveitou para ironizar a atuação de Moro, destacando que sua transferência de Curitiba para o governo federal pelo então presidente Bolsonaro foi um dos maiores feitos deste último. Moro, por sua vez, tentou justificar seu rompimento com Bolsonaro em 2020, mas não comentou sobre sua reaproximação com o presidente em 2022.

O tom da conversa aumentou quando Gilmar Mendes criticou a atuação de Moro, sugerindo que ele aproveitasse sua posição no Senado para se dedicar aos estudos. Apesar das tensões, Moro não buscou apoio para reverter a possível cassação de seu mandato, em julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, mas expressou o desejo de manter o diálogo aberto com Gilmar Mendes.

Veja Também