O nome que ganha força para ser vice de Vanuza Valadares, em Porangatu

Netto é chefe de gabinete filiado ao MDB e pode ser nome de Daniel Vilela na chapa

Postado em: 09-04-2024 às 10h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: O nome que ganha força para ser vice de Vanuza Valadares, em Porangatu
Netto é bem visto por uma boa parcela dos políticos locais e também de Goiânia, mais especificamente do Palácio das Esmeraldas | Foto: Reprodução

Corre, à boca miúda, em Porangatu,que Vanuza Valadares, sob a benção da base do governador Ronaldo Caiado, pode escolher o chefe de gabinete Netto Reis para a vice no projeto de reeleição em outubro. Isto, contudo, não significa que percorra pela prefeitura outros nomes mais, mas, de qualquer maneira, Netto é bem visto por uma boa parcela dos políticos locais e também de Goiânia, mais especificamente do Palácio das Esmeraldas. 

Na capital federal, diz-se, Netto tem a estima de Jorge Kajuru, do PSB. Filiado ao MDB, Netto é preferência no núcleo político que asfalta 2026 para Daniel Vilela. É que, em abril daquele ano, Daniel vai assumir o governo para dar início à estratégia de alcançar a corrida eleitoral rumo ao cargo mais importante de Goiás, o de governador. 

Porangatu é uma região importante para qualquer político que pensa além dos limítrofes de Goiânia. Outro fator é que, de olho na influência da região para o próprio projeto, Caiado, que deve concorrer à Presidência da República, também se interessa pela construção de chapas por Goiás, incluindo, e, sobretudo, Porangatu. A prefeita, inclusive, filiou-se ao União Brasil, sigla da qual Caiado é presidente em Goiás. 

Continua após a publicidade

Segundo os bastidores do poder pela cidade, Netto é preferido por diversos fatores. É comunicativo – já até apresentou Balanço Geral, programa policial e popular da Record na região -, entende de política, de demandas sociais e, por isso, sabe como lidar com os espectros políticos que demandam pela cidade. Talvez por isso tenha sido um dos auxiliares da prefeita mais respeitados na cidade. 

Embora tenha enfrentado algumas dificuldades com a polícia, por suspeitas na prefeitura, Vanuza Valadares é respeitada por conseguir articular-se bem em um ambiente predominantemente masculino. Valadares é casa com o ex-prefeito Eronildo Valadares, mas, mesmo assim, conseguiu, como defendem aliados, imprimir a própria personalidade na gestão – claro, com certa dificuldade, mas tem sido aplaudida até por alguns ex-desafetos. 

Com o apoio de Caiado e do MDB de Daniel Vilela, é vista como imbatível na cidade. Poderá passar algum susto, mas deverá ter chance de permanecer mais quatro anos, desde que consiga atrair para sua base, ainda nas próximas semanas, alguns nomes que continuam fervorosa e religiosamente contrários à sua gestão, como o ex-prefeito Pedro João Fernandes que saiu envergonhado da eleição de 2020, quando perdeu a reeleição à ex-primeira-dama do município. 

Enquanto isso, um grupo até tentava, até dias atrás, se levantar como oposição à prefeita, entre outros, Rafael do Charque e José Paiva. O que se sabe é que um grande problema para Vanuza seria Márcio Luís da Silva. Por poucos votos ele ficou em segundo lugar em 2020. Assumiu a presidência da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg) e, desde então, tem repetido que não vai concorrer à prefeitura. Filiou-se ao MDB, partido que tem garantido apoio à reeleição da prefeita. Em conversa rápida com a reportagem do jornal O Hoje, ele garantiu que filiou-se à legenda em respeito ao presidente Daniel Vilela.

Veja Também