Eduardo Cunha diz acreditar em inocência de Chiquinho Brazão, afirma jornal 

O ex-presidente da Câmara afirmou, também, que acredita na cassação de Brazão

Postado em: 12-04-2024 às 17h46
Por: Isadora Miranda
Imagem Ilustrando a Notícia: Eduardo Cunha diz acreditar em inocência de Chiquinho Brazão, afirma jornal 
O ex-presidente da Câmara afirmou, também, que acredita na cassação de Brazão | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara e aliado da família Brazão, disse acreditar na inocência de deputado federal Chiquinho Brazão, apontado como o mandante do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Entretanto, Cunha afirma que o mandato do parlamentar será cassado. A informação é da CNN.  

“Cassação, eu não tenho a menor dúvida de que vai haver, se ele não venceu uma votação para sair da cadeia”, disse ele. 

Mesmo com Chiquinho Brazão e seus aliados apoiando a premissa de que a prisão abriria um precedente para que outros deputados fossem presos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com mais facilidade. Mesmo assim, a maioria dos deputados não foi convencida. “Os parlamentares praticamente fizeram uma emenda constitucional dizendo que pode ter prisão preventiva de deputado”, comparou Cunha.  

Continua após a publicidade

Cassação de Cunha 

Em outro momento da entrevista, Cunha afirmou que não teve oportunidade de se defender. A minha relação se dá até mais com o irmão dele, Domingos (conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, também acusado de ser mandante do crime). “Eu fui deputado estadual com ele. Depois que eu vim para ser deputado federal, ele me apoiou nas eleições, e assim foi aumentando as dobradinhas eleitorais”, afirmou.  

Para o aliado de Brazão, mesmo que Chiquinho tenha tido oportunidade de se manifestar, através de chamada de vídeo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a defesa foi dotada de “indignidade”. “Ele falou na CCJ de cabeça raspada, de dentro do presídio. Esquece, aquilo é uma indignidade”, indicou.  

Foro Privilegiado 

Cunha disse, também, que o fim do foro privilegiado evitaria prisões que pudessem que fossem provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF), já que os processos se iniciariam em outras. “Tem que acabar com o foro privilegiado para todo mundo”, reconheceu.  

Veja Também