40% dos vereadores por Goiânia trocaram de legenda na janela partidária

Ao todo, 14 parlamentares decidiram trocar de partido, enquanto 21 permaneceram

Postado em: 13-04-2024 às 10h02
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: 40% dos vereadores por Goiânia trocaram de legenda na janela partidária
Ao todo, 14 parlamentares decidiram trocar de partido, enquanto 21 permaneceram | Foto: Divulgação/Câmara de Goiânia

A janela partidária, que se encerrou na última semana, foi a oportunidade dos vereadores trocarem de legenda para disputar a reeleição, sem punição por infidelidade. Ao todo, 14 parlamentares decidiram trocar de partido, ou seja, 40% dos ocupantes da Casa.

Vale citar que a conta não considerou os vereadores Edgar Duarte (PDT), Pastor Wilson (PRD) e Paulo Henrique da Farmácia (Solidariedade), cassados por descumprimento da cota de gênero. Eles devem deixar o parlamento nos próximos dias.

Na migração, o MDB foi o partido mais beneficiado, saindo de seis para dez parlamentares. Um deles foi Anderson Sales Bokão, que deixou o Solidariedade, assim como Bill Guerra (um dos nomes que tomará posse nos próximos dias) e Igor Franco (que chegou a passar pelo PV). 

Continua após a publicidade

Quem também mudou para a maior legenda da Casa foi Lucíula do Recanto, que deixou o PSD sem legisladores no parlamento. Completam os filiados ao MDB: Sandes Júnior, que saiu do PP, e Sargento Novandir, que era do Avante. Mas o partido também perdeu filiados. O vereador Denício Trindade foi para o União Brasil, enquanto Izídio Alves migrou para o DC.

Com quatro novos nomes, o Solidariedade, agora do prefeito Rogério Cruz, chegou a seis vereadores. Quem aproveitou a janela para mudar de sigla foi o parlamentar Léo José, que deixou o Republicanos. Os outros foram Leandro Sena, que estava sem partido; Raphael da Saúde, ex-DC; e Welton Lemos, antes no Podemos. 

Outras duas mudanças foram de Lucas Kitão, que saiu do PSD e se filiou ao União Brasil – ele chegou a se colocar como pré-candidato a prefeito pela legenda de Vanderlan Cardoso (PSD), mas preferiu recuar e mudar de partido –, e Pedro Azulão Jr., que foi do PSB para o Cidadania. Os outros 22 permaneceram nas legendas.

São eles: Aava Santiago (PSDB), Cabo Senna (PRD), Anselmo Pereira (MDB), Dr. Gian (MDB), Romário Policarpo (PRD), Henrique Alves (MDB), Isaías Ribeiro (Republicanos), Geverson Abel (Republicanos), Joãozinho Guimarães (Solidariedade), Juarez Lopes (PDT), Kátia Maria (PT), Kleybe Morais (MDB), Leia Klebia (Podemos), Markin Goyá (PRD), Fabrício Rosa (PT), Paulo Magalhães (União Brasil), Ronilson Reis (Solidariedade), Sabrina Garcez (Republicanos), Thialu Guiotti (Avante), Wellington Bessa (DC) e Willian Veloso (PL).

Lembrando que Bill Guerra, Markin Goyá e Fabrício Rosa assumem as vagas de Edgar Duarte, Pastor Wilson e Paulo Henrique da Farmácia, cassados por descumprimento da cota de gênero. A diplomação aconteceu na sexta-feira (12), enquanto a posse deve ocorrer em 16 de abril. 

[BOX] Partido dos 14 vereadores de Goiânia antes e depois da janela partidária 

Anderson Sales Bokão (Solidariedade) (MDB)

Denício Trindade (MDB) (União Brasil)

Bill Guerra (Solidariedade) (MDB)

Igor Franco (Solidariedade) (MDB)

Izídio Alves (MDB) (DC)

Léo José (Republicanos) (Solidariedade)

Leandro Sena (Sem Partido) (Solidariedade)

Lucas Kitão (PSD) (União Brasil)

Lucíula do Recanto (PSD) (MDB)

Pedro Azulão Jr. (PSB) (Cidadania)

Raphael da Saúde (DC) (Solidariedade)

Sandes Júnior (PP) (MDB)

Sargento Novandir (Avante) (MDB)

Welton Lemos (Podemos) (Solidariedade)

Veja Também