Caiado se reúne com governadores para aguardar proposta de Haddad sobre dívida

A reunião ocorreu na Residência Oficial da Presidência do Senado

Postado em: 15-04-2024 às 17h06
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado se reúne com governadores para aguardar proposta de Haddad sobre dívida
A reunião ocorreu na Residência Oficial da Presidência do Senado. | Foto: Flickr Ronaldo Caiado

O governador Ronaldo Caiado (UB) se reuniu com os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; Minas Gerais, Romeu Zema; e Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pachego (PSD-MG) para debater a dívida dos estados com a União.

A reunião ocorreu na Residência Oficial da Presidência do Senado.

Em coletiva, Caiado afirmou que o grupo aguarda uma proposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o tema na próxima semana.

Continua após a publicidade

Haddad tenta chegar a um consenso com a área técnica da pasta e os governadores para apresentar o texto ao Congresso. Pacheco deve ser o subscritor do projeto de lei.

“Debatemos sobre a renegociação da dívida dos estados, que hoje tem impedido o crescimento. O parcelamento da dívida chega a percentuais em que os estados não têm mais como investir em infraestrutura. Os estados estão engessados devido a essas correções das dívidas que chegam a níveis estratosféricos não restando nada para que os governos invistam em atender à necessidade de crescimento”, disse Caiado.

No início de abril, Haddad chegou a apresentar um escopo da proposta do ministério. No entanto, um dos apelos dos governadores é pela reavaliação do indexador que corrige a dívida das unidades federativas.

“O presidente Pacheco vai receber a proposta do Ministério da Fazenda. O ministro Haddad ficou de apresentar, até semana que vem, um projeto de lei. O presidente Pacheco está também elaborando, ouvindo os governadores, para apresentar uma proposta que seja compatível com o crescimento dos estados”, completou.

Veja Também