Carlinhos do Mangão elenca “avanços significativos” no Entorno do DF

“A situação mudou muito. Moro em Novo Gama há 33 anos e posso dizer que em todas as cidades desde a eleição do Caiado muita coisa mudou”, defendeu prefeito em entrevista ao O HOJE

Postado em: 19-04-2024 às 10h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Carlinhos do Mangão elenca “avanços significativos” no Entorno do DF
Ao longo da entrevista, já disponível no canal O HOJE News no YouTube, o prefeito expressou confiança em seu trabalho diante da chegada das eleições de 2024 | Foto: Leandro Braz/O Hoje

O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, esteve na redação do grupo O HOJE na manhã da última quinta-feira, 18. O gestor conversou com jornalistas sobre os resultados apresentados, desde que assumiu a gestão de uma das mais importantes cidades da região do entorno do Distrito Federal. Mangão repercutiu as movimentações políticas, bem como as ações que visam o atendimento de demandas históricas da população local. 

Ao longo da entrevista, já disponível no canal O HOJE News no YouTube, o prefeito expressou confiança em seu trabalho diante da chegada das eleições de 2024. Antes, porém, ele lembrou do cenário adverso em que enfrentou em 2020, com eleições municipais marcadas pela dificuldade da pandemia da Covid-19. 

“Aquela foi uma eleição muito difícil, totalmente atípica. Estávamos no meio de uma pandemia, colocamos o nosso nome à disposição e começamos a pré-campanha já com um percentual bom de aprovação”. Vale lembrar que o atual gestor desbancou à época a prefeita que brigava pela reeleição. Mas não só, como ele mesmo lembrou: “ela e outros sete candidatos”. 

Continua após a publicidade

Quanto ao pleito que se aproxima, Mangão demonstrou confiança no trabalho prestado e minimizou a possibilidade de uma aliança contra ele, citando a divergência existente entre as possíveis chapas do pleito. “Venho acompanhando a oposição. Provavelmente teremos uma redução de oito para três chapas em relação a última eleição. Não acredito em uma união da oposição, são água e óleo, mas na política tudo pode acontecer né, vamos esperar”. 

Um outro tema abordado na entrevista passa pelo nome do governador Ronaldo Caiado (UB).  O prefeito atribuiu à gestão Caiado avanços significativos em áreas como segurança pública e infraestrutura. Apesar de considerar que a questão do transporte público ainda representa um desafio para o seu e os demais municípios que o cercam, Mangão explicou que seria um equívoco atribuir essa ‘culpa’ às gestões municipais e estadual. 

Esse é um assunto que preocupa todos os prefeitos da região. Não é responsabilidade do prefeito justamente por se tratar de cidade da região metropolitana, nem do governo estadual. É, na verdade, da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], que tá pouco se lixando pra isso”, desabafou. 

De volta, porém, ao nome de Caiado, o gestor considerou que houve uma mudança significativa de tratamento com os municípios do entorno desde sua chegada ao governo, em 2018. “A situação mudou muito. Moro em Novo Gama há 33 anos e posso dizer que em todas as cidades desde a eleição do Caiado muita coisa tem mudado”. 

E elencou: “O índice de criminalidade reduziu bastante, o entorno era considerado uma Faixa de Gaza antigamente e hoje conta com as melhores cidades. Novo Gama, por exemplo, já foi a cidade mais perigosa do País e hoje é a sétima mais segura do Estado”. Na sequência ele falou sobre o suporte dado pelo governo no quesito infraestrutura.

“A regionalização tem funcionado, mas ainda temos dificuldades pela falta de pactuação com o Distrito Federal. A gente depende do Estado para regular um paciente que precisa de uma UTI, por exemplo. Essa é a nossa grande dificuldade. Se tivéssemos uma parceria com o Distrito Federal, uma pactuação, estaríamos bem mais avançados”. 

Sobre os projetos do governador para 2026, o prefeito destacou que não fala pelo partido, mas que seria um “sonho” ver Caiado disputando as eleições de 2026 pelo PL. “Como membro do partido e próximo do governador seria nosso maior sonho viabilizar sua candidatura pelo PL. Gosto muito de sua forma de governar, o apoiei em sua eleição e reeleição. Se ele viabilizar sua candidatura à presidência estarei ao seu lado pedindo votos por todo o Estado. E se precisar fora dele também”, encerrou. 

Veja Também