Tragédia no Sul: fake news, roubos de barcos e saques de casas preocupam o governo

Casos de mentiras nas redes sociais causam tumulto e, dependendo do que é dito, mais sofrimento

Postado em: 06-05-2024 às 18h33
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Tragédia no Sul: fake news, roubos de barcos e saques de casas preocupam o governo
Equipe do governo Lula em coletiva de imprensa no Rio Grande do Sul. | Foto: Divulgação

Além dos estragos causados pelos temporais, os gaúchos precisam conviver com saques em residências, mentiras nas redes sociais e até roubos de embarcações usadas para ajudar as vítimas.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta disse em coletiva nesta tarde de segunda-feira (6) sobre a força do Rio Grande do Sul.

Ao lado de Nísia Trindade e Waldez Goes – ministra da Saúde e ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, respectivamente -, Pimenta comentou sobre os roubos de casas e barcos que ocorreram nos últimos dias no estado.

Continua após a publicidade

“Nessas horas as pessoas conseguem mostrar o que tem de melhor, mas também o que tem de pior… Barcos foram roubados, casas foram saqueadas. Isso é algo deplorável”, disse Pimenta. Depois completou dizendo ser necessário que se “denuncie essa rede inescrupulosa de fake news, mentindo de forma descarada e se aproveitando da tragédia para divulgar mentiras.”

O ministro desmentiu uma notícia veiculada que dizia que um posto da Receita Federal impedia seus donativos de chegarem ao Estado e comentou dizendo que “é algo lamentável, precisamos alertar a população”. E ainda pontuou sobre a divulgação de pix modificados a fim de desviarem dinheiro.

Verbas Destinadas

O ministro ainda divulgou que foram liberados 614 milhões para pagamentos de emendas individuais e de bancada. Completou dizendo que “nós não vamos deixar faltar o dinheiro necessário para que cada tijolo que foi levado pela chuva, possa ser recolocado.”

Veja Também