Ministério da Agricultura dá início a edital para compra de um milhão de toneladas de arroz

O Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 70% da produção nacional do grão.

Postado em: 07-05-2024 às 14h18
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministério da Agricultura dá início a edital para compra de um milhão de toneladas de arroz
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, ao lado do presidente Lula. (Ricardo Stuckert/PR)

A preocupação com as enchentes no Rio Grande do Sul vão além dos estragos causados pelas chuvas. O RS é o principal responsável pela produção de arroz no país e o preço do alimento preocupa as autoridades do poder executivo.

O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou as associações e sindicatos rurais dos trabalhadores do Rio Grande do Sul que se iniciou um edital, juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de um milhão de toneladas de arroz.

80% da safra já foi colhida, mas a iniciativa é pensando no controle da especulação do preço do produto, diante da situação de isolamento do Estado, com rodovias totalmente devastadas e o aeroporto de Porto Alegre fechado.

Continua após a publicidade

Concorrência não é o foco

Para o blog da Daniela Lima, no G1, Fávaro disse que concorrer com os produtores não é o foco do governo. “Nenhum atacadista tem estoque para mais de 15 dias, então nós vamos agir para tranquilizar o mercado”, disse o ministro.

O consumo de arroz no Brasil é por volta de 10 milhões de toneladas, segundo Dados da Embrapa. O Ministério da Agricultura ainda avalia todos os danos causados e o prejuízo para o setor de produção agropecuária do Estado.

Veja Também