Pablo Marçal é acionado na Justiça após espalhar desinformação sobre atuação das Forças Armadas no Rio Grande do Sul

Medida foi tomada após uma série de vídeos viralizar nas redes sociais de Marçal

Postado em: 08-05-2024 às 21h51
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Pablo Marçal é acionado na Justiça após espalhar desinformação sobre atuação das Forças Armadas no Rio Grande do Sul
Além da ação contra Marçal, a AGU também encaminhou uma notificação extrajudicial à plataforma X (antigo Twitter) | Foto: Reprodução/YouTube

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação judicial na Justiça Federal de Barueri (SP) contra o influenciador digital Pablo Marçal. A ação pede que Marçal publique o direito de resposta da União em suas redes sociais, esclarecendo a atuação das Forças Armadas no auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

A medida foi tomada após uma série de vídeos viralizar nas redes sociais do influenciador, onde Marçal afirmava falsamente que as Forças Armadas brasileiras estavam “inertes” diante da tragédia. A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), órgão da AGU responsável pelo caso, apresentou provas na petição que comprovam a atuação dos militares desde o dia 1º de maio, com um efetivo de quase 12 mil homens e mulheres, além de diversas embarcações, veículos, aeronaves e helicópteros.

Além da ação contra Marçal, a AGU também encaminhou uma notificação extrajudicial à plataforma X (antigo Twitter). A notificação pede que a plataforma inclua um aviso nas publicações que propagam a falsa informação de que a União teria patrocinado o show da cantora Madonna no Rio de Janeiro, em detrimento do auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

Na notificação, a AGU ressalta que as publicações violam os termos de uso da plataforma, que proíbem a divulgação de conteúdo enganoso.

Veja Também