Iris abre nova Casa da Acolhida

Construção foi feita a partir de acordo firmado entre Prefeitura e Ministério Público de Goiás. Casa da Acolhida I ainda não foi reformada

Postado em: 18-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris abre nova Casa da Acolhida
Construção foi feita a partir de acordo firmado entre Prefeitura e Ministério Público de Goiás. Casa da Acolhida I ainda não foi reformada

Raphael Bezerra*

O prefeito de Goiânia, Iris Rezendes (MDB), inaugurou, na manhã desta quinta feira (15), o Centro de Conivência de Idosos Assunção (Casa da Acolhida II). Inauguração do centro é fruto de acordos feitos pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) através do promotor de Justiça Marcus Antônio Ferreira Aves. O centro foi construído no Residencial Morada do Bosque. Casa da Acolhida I segue sem reforma e inquérito em estágio final do Ministério Público cobra reforma do local.

Acordo feito entre prefeitura e MP-GOprevê a regularização da política de acolhimento provisório de pessoas em situação de rua, com a instalação de três unidades com a finalidade de sua acomodação.

Continua após a publicidade

A Casa da Acolhida I encontra-se com inquérito Ministério Público de Goiás e segue sem reforma. Segundo o secretário Municipal de Assistência Social (SEMAS), Robson Azevedo, há cerca de 200 pessoas no primeiro Centro mas a casa sofre com atos constantes de vandalismo. O secretário afirmou que pretende iniciar uma reforma no prédio ainda no mês de janeiro.

O terreno utilizado para a construção do Centro de Convivência foi doado pela Prefeitura de Goiânia. “A nossa comunidade tem a alegria de sempre poder contar com o prefeito Iris, a quem eu agradeço imensamente pela parceria conosco”, afirmou o padre Marcos Rogério, pároco responsável pela construção da nova unidade.

Conforme dados da prefeitura municipal, a unidade tem capacidade para abrigar até 60 pessoas em situação de rua, sem vínculo familiares em Goiânia, migrantes ou imigrantes. Com funcionamento 24 horas, a casa contará com equipe técnica formada por educadores e cuidadores, e oferta de serviços como de higiene, pernoite e refeições diárias. A estrutura física do local inclui 14 quartos, 16 banheiros, refeitório, cozinha, rouparia, sala para televisão, brinquedoteca, academia, horta e espaço para atendimento psicológico e social.

‘Sempre me realizo ao participar de um momento como esse. Agradeço ao padre Marcos Rogério, que tem tanto amor por essa comunidade, por me integrar aos projetos que promove para melhorar a vida das pessoas que moram nesta região’, destacou o prefeito Iris.

Atividades físicas

Ao todo, 70 idosos já matricularam para participar de diversas atividades que serão promovidas pela Semas, como natação em piscina coberta e aquecida, ginástica, música e dança. 

O local, segundo o titular da Semas, Robson Azevedo, tem como objetivo inserir os idosos na comunidade. “A intenção do Centro de Convivência é melhorar a autoestima e garantir qualidade de vida para os indivíduos com 60 anos ou mais que vivem na região”, informa.

Sem reforma

Tramita ainda, no Ministério Público de Goiás, um inquérito que trata da reforma da estruturação física da Casa de Acolhida I, cujo objeto é a reforma da estrutura física da unidade, com foco na instalação de equipamentos que evitem a depredação rotineira, tais como câmeras em áreas comuns, proteção de chuveiros e lâmpadas, entre outros.

O objeto desse inquérito é reestruturação da gestão administrativa da casa. Atualmente, está em teste sistema de controle de estoque de gêneros alimentícios, produtos de limpeza e vestuário em geral e será colocado à disposição da população radiografia completa do custeio e despesas do CAC I.

Segundo o promotor, a intenção é que, com a melhoria e padronização da gestão, não haja, para o bom funcionamento da unidade, interrupção e percalços, quando da mudança dos gestores. (*Especial para O Hoje). 

Veja Também