Em reunião com Lula e Haddad, Caiado reclama de “agiotagem”

Encontro do Conselho da Federação discutiu negociação de dívidas dos Estados

Postado em: 04-07-2024 às 03h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Em reunião com Lula e Haddad, Caiado reclama de “agiotagem”
A reunião, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abriu a palavra para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que reconheceu a dificuldade de estados e municípios endividados | Foto: Hegon Corrêa

O governador Ronaldo Caiado participou, na última quarta-feira (3), da terceira reunião ordinária do Conselho da Federação, em Brasília. O encontro reuniu representantes do governo federal, estados e municípios para discutir encaminhamentos em agendas comuns aos entes federados, como negociação de dívidas, educação e assistência social. “São temas relevantes que nós vamos trabalhar aqui hoje. Espero que a gente ganhe melhores perspectivas”, afirmou o governador minutos antes do encontro no Palácio do Planalto.

A reunião, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abriu a palavra para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que reconheceu a dificuldade de estados e municípios endividados. “Já são nove anos em que não há uma repactuação, a judicialização cresce e a inviabilidade dos estados e municípios vai ficando evidente”, pontuou. “Esperamos que até o final do mês a gente consiga concluir essa negociação”, declarou Haddad.

Durante o evento, Caiado classificou o índice de correção atual da dívida, de 4% acima do IPCA, de “agiotagem”. Ontem, em encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ele afirmou que a dívida “asfixia cada vez mais os estados, impossibilitando investimentos” e defendeu a mudança do indexador para IPCA mais 1%. A alteração pode gerar uma economia de R$ 1,6 bilhão para o estado, de acordo com a Secretaria da Economia.

Veja Também