Republicanos entre acerto e liberação a vereadores na base de Rogério
Partido é um dos mais importantes no projeto de reeleição do prefeito
A presidente do Republicanos de Goiânia, vereadora Sabrina Garcez, não parecia nem um pouco preocupada com o resultado da reunião de membros da sigla com pré-candidatos na noite de ontem (30). No segundo mandato, Garcez é uma das mais fiéis aliadas do atual prefeito da capital, Rogério Cruz (Solidariedade) que busca apoio da legenda para seu projeto de reeleição.
A convenção ocorrerá no próximo domingo, dia 4 de agosto, às 19h,na sede do partido na capital, no Setor Rodoviário. A convenção vai definir os rumos do partido para as eleições deste ano.
Prefeito Rogério estava filiado ao Republicanos até dia 6 de abril, quando deixou a legenda comandada nacionalmente pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira. Ambos, no entanto, têm algo em comum: enquanto Rogério Cruz é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcos Pereira é bispo da denominação. Os dois, contudo, estão licenciados por conta da atuação política.
À época da desfiliação, havia a informação de que Rogério, filiado à legenda desde 2011, não havia convencido ao Republicanos de que conseguiria vencer o pleito sem apoio de nomes como o do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil.
Rogério, então, foi abrigado, de maneira inconfundível, ao Solidariedade, presidida pelo ex-secretário da gestão de Rogério Denes Pereira, como titular da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). O ex-auxiliar deixou a gestão depois de uma operação policial que investigava fraudes contratuais.
A tendência é que a executiva do partido siga com o nome escolhido pela base do governador Ronaldo Caiado, no caso o empresário Sandro Mabel (União Brasil), e deixe os vereadores filiados ao Republicanos à vontade. Afinal, eles gozam de bom trânsito na prefeitura – incluindo a vereadora e presidente municipal Sabrina Garcez – com cargos e acesso ao secretariado. E, sem dúvidas, ao gabinete de Rogério.
Sobre a reunião desta terça-feira, Sabrina disse que o foco principal é o preparo para o domingo. Explicar, principalmente, sobre o fundo partidário. Até antes do evento, não sabia se a reunião discutiria apoio ao Rogério.
De certa maneira, há expectativa, por parte de Rogério, de a legenda não atuar para atrapalhá-lo. Afinal, em praticamente todos os eventos havia por ali membros da sigla do deputado federal Jeferson Rodrigues marcando presença ou até promovendo alguns encontros.
Como ocorreu na noite de segunda-feira (29) quando Rogério participou de um encontro organizado pelo vereador Geverson Abel, do Republicanos.
Ao mesmo tempo, no discurso, o vereador enalteceu a administração de Rogério. Ele listou entregas nas áreas de infraestrutura urbana, como a pavimentação asfáltica dos bairros Estância Shangri-Lá e Vila Maria Rosa. Além de políticas em benefício de feirantes e trabalhadores do segmento de pit dogs.
“Trouxe o senhor aqui hoje para dizer que não sei o que vai acontecer com o Republicanos porque eu não sou presidente de partido”, disse.
Em seguida, prosseguiu: “mas eu sou vereador, e enquanto vereador, quem decide as minhas atitudes sou eu e a minha equipe. E nós decidimos: nós somos Rogério prefeito”.
Logo depois, nas próximas semanas, serão intensificados os encontros junto aos vereadores e pré-candidatos que apoiam a reeleição de Rogério. A ideia é realizar duas reuniões por noite, em todas as regiões da cidade. (Especial para O Hoje)