Conheça a BeReal, nova rede social com foco nas fotos em tempo real

Com a proposta de compartilhar rotinas "verdadeiras" BeReal tem se popularizado no Brasil.

Postado em: 10-11-2022 às 18h18
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça a BeReal, nova rede social com foco nas fotos em tempo real
BeReal é diferente das redes sociais tradicionais | Foto: Shutterstock

Com 10 milhões de usuários, BeReal vem se tornando a rede social mais popular do mundo. Como foco nas fotos em tempo real, o app visa mostrar a vida como ela é: sem anúncios, filtros e edições. Essa é a proposta da nova rede social, que tem ganhado cada vez mais adeptos a conteúdos espontâneos, autênticos e imprevisíveis.

A plataforma foi criada na França em 2020. Devido as constantes mudanças recentes no Instagram, com novos filtros, aumento da exibição de vídeos e de publicações de contas que não são seguidas pelo usuário, a BeReal tem crescido bastante nos últimos meses.

Como funciona

Disponível para Android e iOS, a rede social incentiva os participantes a postarem com mais autenticidade.

Continua após a publicidade

Todos os dias, em horários diferentes, o BeReal envia uma notificação para o usuário, informando que está na hora de fazer uma publicação. Depois da mensagem, o aplicativo só espero por dois minutos para que a foto seja tirada. As imagens são capturadas simultaneamente pela câmera frontal e traseira.

A câmera é aberta diretamente pelo aplicativo e, dessa maneira, não é possível fazer uso de filtros, fotos antigas e nem editar as imagens. A ideia do app é que as pessoa sejam mais reais. Só é possível ver as fotos de outros usuários quando já tiver realizado a sua própria publicação.

Interações verdadeiras

Uma outra proposta do Be Real é a interação entre as pessoas. O propósito não é ter muitos seguidores, mas estreitar os contatos com eles.

Primeiro, só é possível ver os posts de quem aceita a sua solicitação de amizade. Em segundo lugar, ao invés de interagir com curtidas, a interação é feita com fotos da própria reação, o RealMoji, ou por comentários.

Menos tempo nas redes sociais

Outro diferencial do BeReal é o perfil do usuário. Quando você adiciona alguém, não há nada em exibição, como posts antigos ou álbuns de fotos. Existe apenas a foto de avatar, localização e bio.

Já a timeline exibe apenas as fotos da data em que teve a notificação. Não é possível ver postagens antigas, evitando as horas e horas nas redes sociais, diminuindo os stalkers.

Veja Também