5 dicas para uma vida digital mais segura

Pesquisa mostra que 30% das pessoas compartilham seus dados sem se importar com a segurança

Postado em: 06-12-2022 às 16h34
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 dicas para uma vida digital mais segura
Pesquisa mostra que 30% das pessoas compartilham seus dados sem se importar com a segurança | Foto: iStock

Com a popularização do acesso à internet em quase todo o mundo, as ameaças virtuais cresceram e se tornaram cada vez mais sofisticadas. Enquanto os crackers, criminosos que quebram os códigos de segurança com o objetivo de roubar informações, intensificam os trabalhos, os usuários têm mostrado um certa desatenção na hora de compartilhar dados pessoais.

Segundo a pesquisa realizada pela Kaspersky Lab, mais de 30% das pessoas trocam informações pessoais sem se importar com a segurança.

Como resultado, os usuários podem ter seus dados vazados. Para evitar problemas como esses, listamos 5 dicas que podem te ajudar a aumentar sua segurança na hora de usar a internet.

Continua após a publicidade

1. Cuidado com redes públicas

Rede públicas de Wi-Fi estão por toda parte, principalmente em locais com grande circulação de pessoas. Por isso, é importante ficar atento à segurança ao usar esse tipo de conexão, que é mais vulnerável a ataques. Antes de enviar qualquer informação online, certifique-se de que o ícone do cadeado está presente ao lado da barra de navegação. Outra alternativa é utilizar uma rede virtual privada (VPN), que garante a segurança dos seus dados.

2. Confira as permissões de aplicativos e serviços

Ao usar apps ou serviços gratuitos na internte, é comum que os dados dos usuários sejam utilizados para fins publicitários, seguindo os hábitos e comportamentos. Caso queira, o usuário pode limitar as permissões e dar uma olhada nos termos e condições de uso antes de baixar o serviço ou aplicativo.

3. Fortaleça suas senhas

Os criminosos tem como objetivo principal o roubo de senhas, sejam elas de banco, e-mail ou redes sociais. Para não correr o risco de ser vítima, é preciso ter uma combinação bem forte. O ideal é usar a criatividade e fugir de informações óbvias, como datas comemorativas e sequências numéricas (12345, por exemplo). É recomendado utilizar, pelo menos, 16 caracteres na hora de criar a sua senha. Também é importante criar um código para cada site ou aplicativo e utilizar verificação em duas etapas.

4. Não compartilhe qualquer informação nas rede sociais

Parte dos usários compartilham em suas redes sociais algumas informações pessoais, que permitem a rapidez na hora de decifrar as senhas através de perguntas na opção “esqueci minha senha”. Além de diminuir a informação compartilhada, como números de documentos, endereços e telefones, é importante limitar a visualização dos seus conteúdos apenas para os amigos.

5. Atenção aos e-mails

O principal meio utilizado pelos criminosos na hora de roubar informações pessoais dos usuários são os e-mails. O phising, uma tática que estimula a pessoa a clicar em um link, é bastante comum. Para não cair nesse tipo de golpe, é preciso ficar atento! Além de não abrir mensagens de desconhecidos, é necessário prestar atenção em contatos salvos. É preciso desconfiar de qualquer tipo de mensagem, mesmo que o remetente seja uma pessoa de sua confiança.

Veja Também