ChatGPT: conheça o robô que viralizou por ter resposta para quase tudo

Mais de 1 milhão de usuários desafiaram o robô com todos os tipos de perguntas e tarefas

Postado em: 08-12-2022 às 18h42
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: ChatGPT: conheça o robô que viralizou por ter resposta para quase tudo
Mais de 1 milhão de usuários desafiaram o robô com todo tipo de pergunta e tarefas | Foto: Reprodução

Quem já “conversou” com os chats automáticos, o famoso chatbot, sabe que é preciso ter muita paciência. Ou você fica apenas nas opções apresentadas ou a máquina se perde, não sabendo o que responder, e acaba encerrando a conversa ou acionando um atendente humano.

Mas de uns dias para cá, um desses chatbots começou a virar assunto nas redes sociais: o ChatGPT. Desde que foi descoberto para ser testado por qualquer pessoa, há quase uma semana, mais de 1 milhão de usuários desafiaram o robô com todos os tipos de perguntas e tarefas, como músicas e poemas.

A página de teste do ChatGPT teve tanto acesso, que na última terça-feira (6), apresentou instabilidade. Como “complemento” do bot, ele tem um elo com uma das figuras mais polêmicas atualmente: Elon Musk. O bilionário é co-fundador da OpenAI, startup de inteligência artificial que criou o chatbot.

Continua após a publicidade

O ChatGPT funciona como as assistentes de voz Alexa e Siri, só que em texto. Essas respostas são rápidas e detalhadas e com um texto fluente. Além disso, ele também faz contas matemáticas e consegue escrever códigos em linguagem de programação.

Segundo seus criadores, ele também “admite seus erros, põe em xeque ideias incorretas e rejeita pedidos inapropriados”.

Como funciona

Disponível neste link como uma página de bate-papo, o ChatGPT foi treinado por inteligência artificial e aprendizado de máquina.

A ideia é de que a máquina replique automaticamente o pensamento e atuação das pessoas. Por isso, quanto mais interação existir com humanos, mais a máquina se aprimora. Pensando nisso, a página do ChatGPT incentiva que as pessoas dialoguem com ele.

Para gerar a informação, o chat usa textos disponíveis na internet.

Como testar

Qualquer pessoa pode entrar no site e testar o chatbot. A empresa pede para que os usuários criem uma conta antes e, minutos depois, já é possível interagir com robô.

  1. Acesse o site;
  2. Toque em “Sing Up” para criar uma conta;
  3. Depois, “Create an OnpenAI account”;
  4. Informe um e-mail, senha e confirme a criação;
  5. Após criar a conta, toque em “Try it” no topo da tela;
  6. Inicia a conversa com ChatGPT.

Por ser um período de teste, pode haver instabilidades devido ao grande número de acessos.

Veja Também