Jornalistas têm contas restauradas no Twitter

Após duras críticas, Elon Musk reativou as contas suspensas por polêmicas que envolviam sua localização

Postado em: 17-12-2022 às 15h33
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Jornalistas têm contas restauradas no Twitter
Após duras críticas, Elon Musk reativou as contas suspensas por polêmicas que envolviam sua localização | Foto: Getty

Elon Musk reativou as contas no Twitter de jornalistas que haviam sido suspensas após polêmica sobre publicação que rastreava o avião particular do empresário por meio de informações públicas.

As suspensões geraram duras críticas de organizações jornalísticas, grupos de defesas e oficiais de governo, que temiam que o Twitter estivesse ameaçando a liberdade de imprensa.

As contas desativadas, entre elas perfis de jornalistas do New York Times, CNN e Washington Post, foram restabelecidas.

Continua após a publicidade

“As pessoas falaram. Contas que rastrearam minha localização serão reativadas agora”, publicou Musk em seu Twitter neste sábado.

A situação foi considerada crítica, pois Musk se diz um “absolutista da liberdade de expressão”, mas casos como este demonstram que ele quer calar os usuários que ele não gosta.

Musk suspendeu, na última quarta-feira, a conta ElonJet, que rastreou seu avião particular, além de outras contas que rastreavam jatos particulares. Antes disso, o mesmo havia tuítado que não suspenderia os usuário em nome da liberdade de imprensa.

Na sequência, a rede social alterou sua política de privacidade para que fossem proibidas compartilhamentos de localização em tempo real. Na noite do dia seguinte, vários jornalistas foram suspensos.

Veja Também