Quinta-feira, 28 de março de 2024

2023 será o ano da inteligência artificial

Ainda este ano, é provável que a tecnologia seja ainda mais sofisticada e ampliada para funções massivas

Postado em: 03-01-2023 às 16h18
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: 2023 será o ano da inteligência artificial
2023 será o ano da inteligência artificial | Foto: Thinkhubstudio / iStock

Nos últimos meses de 2022, o tema inteligência artificial estava em alta por um baita motivo, o ChatGPT, um sistema da OpenaAI que simula dialogos humanos quase que perfeitamente. A popularização, em especial no Brasil, do aplicativo Lensa, e suas possibilidades na releitura de fotos e imagens, também contribuiu para ampliar as discussões em torno da temática.

Já no início de 2023, em grande parte das previsões e tendências para o novo ano, a IA ainda aparece em destaque. Ainda este ano, é provável que a tecnologia seja ainda mais sofisticada e ampliada para funções massivas.

Segundo uma pesquisa recente da consultoria FrontierView, encomendada pela Microsoft, a IA pode contribuir para um crescimento de 4,2% do PIB brasileiro até 2030.

Continua após a publicidade

Estudos recentes da Deloitte em todo o mundo descritas no relatório “Como capitalizar a promessa da inteligência artificial” analisam a IA sob várias perspectivas. “Até o momento, 26 países publicaram estratégias ou estruturas nacionais de IA para promover o crescimento, e muitos estão investindo, estabelecendo programas, patrocinando pesquisas e estabelecendo parcerias. Muitos governos também têm avaliado como podem garantir privacidade, segurança, transparência, responsabilidade e controle de sistemas habilitados para IA sem sufocar a inovação e os possíveis benefícios econômicos”, diz o estudo.

“Enquanto ferramentas de IA crescem exponencialmente, poucas organizações percebem o grande ganho que um bom algoritmo pode trazer. A maior ferramenta de IA é a confiança e o novo mundo tem aprendido a confiar nas novas tecnologias personalizadas”, analisa Rodrigo Oliveira, Sócio de Enterprise, Technology & Performance da Deloitte.

De acordo com a PWC, essa tecnologia pode contribuir em até US$ 16 trilhões para a economia mundial até 2030.

“Há um potencial benéfico para organizações que adotaram essa tecnologia, independentemente da área em que se encontram. Isso porque ela vai além da automação mecânica, englobando processos cognitivos, que geram uma capacidade de aprendizado. Dessa forma, um sistema de Inteligência Artificial consegue realizar atividades não apenas repetitivas, numerosas e manuais, como também as que demandam análise e tomada de decisão”, analisa a consultoria.

Veja Também