Spotify anuncia DJ inteligente desenvolvido pela Open AI

Inteligência artificial será capaz de montar listas de reprodução com diferentes estilos, baseados em seu padrão musical

Postado em: 23-02-2023 às 14h46
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Spotify anuncia DJ inteligente desenvolvido pela Open AI
Spotify anuncia DJ inteligente desenvolvido pela Open AI | Foto: iStock

Nesta quarta-feira (22), o Spotify apresentou o DJ, um criador de rádios dinâmicas e exclusivas gerenciado por inteligência artificial. A tecnologia desenvolvida pela OpenAI, criadora do ChatGPT, têm recursos que aprendem suas preferências musicais para criar playlists únicas, transmitindo-as com muito bom humor e de maneira natural com interações por voz.

A IA do Spotify será capaz de montar listas de reprodução com diferentes estilos, baseados em seu padrão musical. Ele “classificará as faixas mais recentes e relembrará alguns de seus antigos favoritos — talvez até fazendo ressurgir aquela música que você não ouve há anos”, segundo a descrição da própria plataforma de streaming.

A ferramenta tentará montar playlists baseadas em suas preferências musicais, e a programação será atualizada constantemente, seguindo feedbacks dos usuários. Quanto mais alguém escuta música, mais a inteligência artificial será capaz de entender o estilo que o perfil gosta.

Continua após a publicidade

A plataforma musical ressalta ainda que o DJ é alimentado com a tecnologia de personalização da plataforma, as capacidades de uma IA generativa da OpenAI refinada com conhecimento de especialistas em música e uma voz gerada por IA da Sonantic, para apresentar as listas de forma dinâmica.

Voz dinâmica feita com IA

O modelo de IA que dará voz ao DJ foi construido em conjunto com o apresentador do programa matinal do Spotify The Get Up, Xavier “X”Jernigan. A plataforma também mencionou que ele será o primeiro apresentador da ferramenta, dando a entender que, futuramente, outras vozes chegaram.

A função foi lançada em Beta para usuários do EUA e Canadá, somente para assinantes do Spotify Premium. Os usuários elegíveis devem encontrar o card de acesso ao DJ no feed Música, mas a novidade pode levar alguns dias até alcançar todo mundo. Não há previsão para lançamento do DJ com IA em outras regiões.

Veja Também