Arion Kurtaj, o hacker de GTA 6, recebe prisão perpétua

Crimes de invasão de sistemas, violação de direitos autorais e prejuízos financeiros marcam a trajetória criminosa de Kurtaj

Postado em: 02-01-2024 às 11h30
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Arion Kurtaj, o hacker de GTA 6, recebe prisão perpétua
Enquanto GTA 6 brilha nos charts, a comunidade gamer permanece atenta a ameaças cibernéticas após o desfecho de Kurtaj. | Foto: Rockstar Games

A trajetória de Arion Kurtaj, o jovem hacker responsável pela disseminação não autorizada de gameplays de GTA 6 em setembro de 2022, chegou a um desfecho surpreendente com sua condenação à prisão perpétua em um hospital psiquiátrico. A decisão judicial, que impôs uma “ordem hospitalar indefinida,” significa que Kurtaj permanecerá em um ambiente hospitalar seguro pelo resto de sua vida, a menos que os médicos concluam que ele não representa mais uma ameaça.

A sentença foi proferida após a avaliação da Dra. Claudia Camden-Smith, que destacou as habilidades e motivação persistentes de Kurtaj como fatores de alto risco para o público. Relatos indicam que, durante uma audiência em dezembro, Kurtaj manifestou explicitamente sua intenção de retomar suas atividades ilícitas após conquistar a liberdade.

Enquanto Kurtaj enfrenta as consequências legais, seu cúmplice adolescente recebeu uma sentença distinta, incluindo uma ordem de reabilitação juvenil de 18 meses, com supervisão intensa e proibição de utilizar VPNs.

Continua após a publicidade

Os crimes cometidos por Kurtaj incluíram a invasão do sistema de comunicação interna da Rockstar Games, onde obteve informações confidenciais e divulgou 90 vídeos de gameplay de GTA 6 sem autorização. Essa ação resultou em acusações como invasão de sistemas, violação de direitos autorais e prejuízos significativos para a empresa.

Além da Rockstar Games, Kurtaj e seu cúmplice comprometeram sistemas sensíveis de empresas renomadas, como Nvidia, Uber, BT e Revolut, causando danos financeiros e prejuízos relacionados a informações confidenciais.

O tribunal considerou esses atos, juntamente com a intenção declarada de continuar atividades criminosas, como fundamentação para a imposição da ordem hospitalar indefinida. Esta medida visa proteger a sociedade do risco contínuo representado pelo hacker.

Apesar dos crimes cometidos por Kurtaj, o lançamento de GTA 6 não foi prejudicado, mantendo sua popularidade entre os fãs e quebrando recordes de visualizações no Youtube, com mais de 100 milhões em menos de 24 horas.

Veja Também