Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Cofundador do Twitter, Jack Dorsey anuncia saída do cargo de CEO da rede social

Desde os rumores de sua saída, as ações da companhia tiveram uma alta de 11% na bolsa de valores.

Postado em: 29-11-2021 às 14h49
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Cofundador do Twitter, Jack Dorsey anuncia saída do cargo de CEO da rede social
Desde os rumores de sua saída, as ações da companhia tiveram uma alta de 11% na bolsa de valores | Foto: Reprodução

O norte-americano Jack Dorsey, um dos cofundadores do Twitter, anunciou nesta segunda-feira (29) que irá deixar o cargo de CEO, presidente executivo, da empresa. O executivo confirmou sua saída pelo próprio perfil da rede social. Jack estava no cargo desde 2015, e agora quem vai assumir o posto é Parag Agrawal, atual presidente de tecnologia da empresa (CTO).

Dorsey compartilhou em seu Twitter um e-mail que havia sido enviado para sua equipe. “Fala-se muito sobre a importância de uma empresa ser ‘liderada pelo fundador’. Em última análise, acredito que isso é muito limitante e um ponto único de falhas. Trabalhei muito para garantir que essa empresa pudesse se distanciar de seus fundadores e sua fundação”, disse ele.

Junto com o anúncio de Agrawal como novo presidente executivo, também foi anunciado a entrada de Bret Taylor, presidente e diretor de operações de uma importante investidora do Twitter, a Salesforce, no conselho administrativo da rede social. Em maio de 2022 Dorsey também deve deixar o cargo de presidente do conselho, para, segundo ele, “dar ao Parag o espaço de que ele precisa para liderar”.

Continua após a publicidade

Um dos principais motivos da saída de Dorsey é pelo fato de ele ocupar o cargo de diretor-presidente de duas empresas, o Twitter e a Square, uma companhia de meios de pagamentos que ele fundou em 2009. O bilionário republicano norte-americano Paul Singer, do fundo de investimentos Elliott Management, que comprou ações do Twitter, em 2020, já articulava desde o ano passado sobre a saída de Dorsey. Paul alegava que o CEO devia ser líder de apenas uma empresa para dar a importância necessária para o cargo, e pelo que tudo indica Dorsey deve optar pela Square.

Após os rumores da saída de Dorsey, as ações da companhia tiveram uma alta de 11% na bolsa de valores americana Nasdaq.

Veja Também