Vitiligo: conheça mitos e verdades sobre a condição de Natália Deodato, do BBB 22

As manchas brancas são ocasionadas pela falta de melanina, que é o pigmento da derme. Podem ocorrer tanto em uma parte segmentada do corpo, como por toda a extensão da pele.

Postado em: 29-01-2022 às 17h42
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Vitiligo: conheça mitos e verdades sobre a condição de Natália Deodato, do BBB 22
As manchas brancas são ocasionadas pela falta de melanina, que é o pigmento da derme. Podem ocorrer tanto em uma parte segmentada do corpo, como por toda a extensão da pele | Foto: Reprodução

Em sua edição de 2022, o reality show Big Brother Brasil (BBB) conta com a participação da modelo de Minas Gerais Natália Deodato. A mineira possui vitiligo, uma doença que provoca manchas brancas na pele e atinge mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Não há cura para o vitiligo, como explica o médico dermatologista Rafael Soares. “O vitiligo não é contagioso, trata-se de uma doença autoimune e sem cura. Quem sofre de vitiligo não tem limitações físicas ou cognitivas”, pontua o especialista em dermatologia. 

O maior impacto da doença no corpo é estético. “As manchas brancas são ocasionadas pela falta de melanina, que é o pigmento da derme. Podem ocorrer tanto em uma parte segmentada do corpo, como por toda a extensão da pele”, informa o dermatologista Rafael Soares. Outro fator relatado pelos pacientes é o aumento da sensibilidade da região despigmentada, o que exige mais cuidados, principalmente tratando-se de proteção solar.

Continua após a publicidade

Foto: Divulgação / MF Press Global 

Vencendo o preconceito

Além do preconceito pela falta de informação sobre o vitiligo, um dos maiores desafios enfrentados é o impacto na saúde mental, já que as mudanças na aparência podem levar à baixa na autoestima. O cantor Michael Jackson descobriu que sofria de vitiligo durante a adolescência, fato que provocou problemas emocionais no astro do pop.

Devido a variabilidade da doença, algumas pessoas possuem mais manchas brancas do que as outras. De acordo com a biografia de Michael Jackson produzida por Randy Taraborrelli, no caso do cantor, o vitiligo afetou a maior parte da sua pele, então Michael realizou procedimentos estéticos para clarear as poucas partes da sua pele que permaneceram intactas. 

Essa é uma das razões pelas quais Michael Jackson vivia sob guarda-chuvas, sempre usava roupas que cobriam a maior parte do seu corpo (como luva e meias) e também utilizava muita maquiagem.

Com colaboração de Pietra Geórgia

Veja Também