Navio naufragado no século 19 é encontrado a quase 200 metros de profundidade em lago nos EUA

A embarcação do século 19 foi achada a quase 200 metros, com ajuda de um sonar de varredura lateral

Postado em: 11-03-2022 às 15h24
Por: Jennifer Neves
Imagem Ilustrando a Notícia: Navio naufragado no século 19 é encontrado a quase 200 metros de profundidade em lago nos EUA
A embarcação do século 19 foi achada a quase 200 metros, com ajuda de um sonar de varredura lateral | Foto: Reprodução

Na última quinta-feira, (11/03), um mistério de 130 anos foi solucionado. A embarcação Atlanta, foi encontrada nas águas geladas do Lago Superior, nos Estados Unidos. O navio em questão, naufragou a quase 200 metros de profundidade, no século 19. A descoberta da embarcação foi revelada pela Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos (GLSHS). 

De acordo com a GLSHS, o “naufrágio maravilhosamente preservado”, foi localizado a aproximadamente 60 quilômetros de Deer Park, no estado do Michigan, a 650 pés abaixo da superfície. O lago é um dos cinco Grandes Lagos na América do Norte, e o maior lago de água doce do mundo em extensão territorial.  

O Atlanta que carregava uma carga de carvão, afundou em 4 de maio de 1891, durante uma tempestade, enquanto era rebocado pelo navio a vapor Willhelm. No meio do temporal, o cabo de reboque e as velas se romperam, deixando o navio à deriva no mar. No entanto, a tripulação composta por sete pessoas conseguiu pegar um bote salva-vidas e remou até chegar à Estação de Salvamento de Crisp Point. Infelizmente, ao tentarem encostar perto da estação, o bote capotou e somente dois membros chegaram à costa em segurança.

Continua após a publicidade

O GLSHS achou o veleiro de fundo chato com a ajuda de um sonar de varredura lateral, que serve para criar uma imagem de grandes áreas aquáticas. O equipamento foi utilizado em parceria com a Marine Sonic Technology, para mapear mais de 2.500 milhas do Lago Superior, no verão do ano passado.

Em comunicado à imprensa, o diretor executivo do GLSHS, Bruce Lynn, afirmou que a conservação do navio é devida às águas frias da região. “É verdadeiramente ornamentado e ainda bonito depois de 130 anos no fundo do Lago Superior”, diz. Ele afirma ainda, que naufrágios claramente identificados após tanto tempo, são raros.

De acordo com a GLSHS, os sobreviventes contaram que os três mastros se partiram durante o vendaval, e as imagens do naufrágio apoiam essas declarações. No entanto, a placa de identificação do Atlanta permanece visível e intacta. Veja o vídeo:

Veja Também