Jovem de 19 anos revela como conseguiu hackear sistema da Tesla e controlar 25 carros

Segundo ele, foi um “acidente” enquanto estudava em casa na Alemanha

Postado em: 30-03-2022 às 13h43
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovem de 19 anos revela como conseguiu hackear sistema da Tesla e controlar 25 carros
Segundo ele, foi um “acidente” enquanto estudava em casa na Alemanha | Foto: Reprodução

David Colombo, de 19 anos, revelou como conseguiu hackear o sistema de segurança da Tesla e, com isso, pode controlar várias funções de pelo menos 25 carros da marca, que tinham piloto automático. “Foi muito interessante fazer isso a partir do meu quarto na Alemanha”, releva.

Com o ataque, o jovem conseguia abrir portas e janelas, descobrir a localização do veículo, saber se havia ou não alguém dentro, mexer no rádio e piscar luzes sem autorização dos donos. O episódio, que aconteceu no início deste ano, foi um “acidente” quando ele estudava um software para uma companhia francesa.

David conta que o interesse por tecnologias começou quando criança e mesmo com a insistência dos pais para ir para faculdade, acredita que se “aprende sobre internet usando a internet”. “Fiquei interessado em tecnologia com 9 anos, quando ganhei meu primeiro smartphone”, diz ele.

Continua após a publicidade

O hacker revelou que conseguiu acesso aos carros da Tesla a partir de uma falha no sistema, mas que não podia dirigi-los remotamente. Após descobrir o acesso, ele avisou a empresa, que o respondeu rapidamente e corrigiu o erro. O CEO da marca, Elon Musk, já brincou sobre o assunto há cinco anos.

“Em tese, se alguém pudesse hackear todos os Teslas autônomos, a pessoa poderia mandá-los todos para Rhode Island [o menor estado dos EUA]. Seria o fim da Tesla e haveria um monte de gente brava em Rhode Island”, disse.

Veja Também