Embaixada da França no Brasil lança programa para capacitar estudantes em francês

Com objetivos acadêmicos e interculturais o programa será desenvolvido em todo o território nacional

Postado em: 04-04-2022 às 07h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Embaixada da França no Brasil lança programa para capacitar estudantes em francês
Com objetivos acadêmicos e interculturais o programa será desenvolvido em todo o território nacional | Foto: reprodução

Cerca de 5 mil brasileiros buscam a França para dar continuidade aos seus estudos. Para garantir que a língua não seja uma barreira, a Embaixada da França no Brasil desenvolveu, com o apoio da Agência Universitária da Francofonia, um programa que combina a aquisição das competências em francês com objetivos acadêmicos e interculturais: o Franmobe (Francês para Mobilidade Estudantil). 

A partir deste mês, o programa será desenvolvido em todo o território nacional, por meio da rede de 35 instituições parceiras, entre institutos federais e universidades federais. O Franmobe tem como objetivo formar, em francês, os estudantes brasileiros não falantes desse idioma e apoiá-los na construção de seus projetos de mobilidade junto a uma universidade francesa ou francófona.

O programa auxilia na construção do percurso acadêmico, voltado para acompanhar o estudante na idealização, na construção e na avaliação do seu projeto de mobilidade acadêmica junto a uma universidade francesa ou francófona. 

Continua após a publicidade

Para a estudante do 8º semestre engenharia mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cristiane Monteiro, de 23 anos, o curso ajudou a concretizar a primeira etapa de realizar o sonho de fazer um mestrado na Bélgica. “O Franmobe foi um guia, já que tenho vontade de fazer um mestrado em um país francófono. Então, foi como um guia de como me programar, me planejar e fazer um projeto. Achei que foi uma experiência muito válida”, disse.

Mais informações: (ifprofs.org)

Veja Também