Chargista Angeli anuncia aposentadoria por complicações em quadro de afasia; entenda

“Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente" explicou a esposa dele.

Postado em: 20-04-2022 às 12h53
Por: Cecília Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Chargista Angeli anuncia aposentadoria por complicações em quadro de afasia; entenda
“Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente" explicou a esposa dele. | Foto: Reprodução

O chargista Angeli anunciou nesta quarta-feira (20/4) que se aposentará após mais de 40 anos trabalhando no jornal Folha de São Paulo. Segundo o anunciado, o motivo é a piora em seu quadro de afasia, condição neurodegenerativa que dificulta a comunicação verbal e escrita.

Segundo a esposa do artista, Carolina Guaycuru, em entrevista ao G1, a aposentadoria não será o fim da sua carreira como artista. “Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente”, contou ela.

Angeli começou em 1973 com a tira diária “Chiclete com Banana”, publicada na seção de quadrinhos. Em 1985, a seção se tornou uma revista de quadrinhos independente com o mesmo nome. Teve inúmeras publicações internacionais, como na revista Linus em Milão e Diário Internacional da Notícia em Lisboa.

Continua após a publicidade

Diagnóstico

Afasia é qualquer alteração de linguagem que pode afetar a compreensão da fala e/ou de leitura e a capacidade escrita e/ou verbal. A causa mais comum da doença é o acidente vascular cerebral (AVC), mas pode ser causado por qualquer dano cerebral, podendo ser traumatismo craneoencefálico (TCE), tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência.

Bruce Willis também se aposentou da carreira de ator recentemente por causa de afasia. Além dele e Angeli, a doença afeta várias figuras famosas, como a promoter Alicinha Cavalcanti que morreu por causa de complicações no quadro em 2021 e a atriz americana Emilia Clark.

Veja Também