Taís Araújo relembra episódio racista nos bastidores da Globo: ‘Ele ficou sem resposta’

Um colega da emissora Globo reproduziu falas preconceituosas em sua frente enquanto estava gravando uma cena de novela.

Postado em: 03-08-2022 às 14h47
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Taís Araújo relembra episódio racista nos bastidores da Globo: ‘Ele ficou sem resposta’
A atriz citou o momento sem revelar nomes, mas afirmou que ao confrontar o colega, ele ficou sem reação | Foto: Reprodução/ Youtube

A atriz Taís Araújo, de 43 anos, em entrevista a Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme, no podcast “Quem Pode, Pod”, contou sobre as suas experiências como uma mulher negra na indústria da arte. A artista relembrou de um episódio racista vindo de um colega na emissora Globo, que deferiu falas preconceituosas em sua frente enquanto estava gravando uma cena de novela. O bate-papo com a participação da atriz foi ao ar nesta terça-feira (2/8).

“Uma vez, um ator na Globo virou e falou pra mim: ‘engraçado, eu não conheço nenhum negro bem sucedido que não seja prepotente e arrogante’, comentou.

Taís relata que ficou chocada e indignada com a fala, rebatendo logo em seguida. Aí eu virei e falei pra ele: ‘será que é você que não está acostumado a ver negros em lugares de poder e só entende quando está em lugar de subserviência? Se não estiver em lugar de subserviência, você acha que é prepotência? Será que é o seu olhar?'”, argumentou.

Continua após a publicidade

A atriz citou o momento sem revelar nomes, mas afirmou que ao confrontar o colega, ele ficou sem reação. O momento veio a tona depois de Gio confessar que ouvia com frequência pelos corredores da emissora sobre como Taís era “metida”.

“Com o tempo, comecei a perceber que você não tem nenhuma história de tratar alguém mal, você é sempre muito educada. E comecei a refletir, a entender que a posição da mulher preta num lugar de boa profissional incomoda”, discursou.

Araújo explicou que a sua postura era como forma de defesa diante as atitudes de pessoas que conviveu e teria que lidar no mercado. “Escuto isso, sei lá, desde que saí da maternidade. As pessoas falam ‘nossa, que garota metida’. Desde sempre! Na minha infância e adolescência, fatalmente tive que levantar meu nariz, ou seria atropelada. Eu fui criada num lugar muito branco e muito de elite. Se eu não me impusesse, seria atropelada por todo mundo, e não estava a fim de ser atropelada por ninguém“.

Caso Titi e Bless

A participação da artista foi gravada antes do caso de racismo vivido por Titi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, no último sábado (30/7). Entretanto, elas discutiram sobre o momento em que a apresentadora do podcast adotou a menina, e Taís enfatiza ter alertado Gio sobre o racismo futuro que a criança iria sofrer.

Além disso, a atriz conta como começou a sua relação com a jurada do ‘The Masker Singer Brasil’, e foi através de um telefonema quando Titi chegou ao Brasil.

“Você me falou sobre a sua escola, que você estudou numa escola particular e que você sempre viu, na sua escola, mulheres pretas em posição de servir. E me falou: ‘Só te peço para que você tenha essa visão na hora de escolher a escola da sua filha, e eu estou aqui para te ajudar, para o que você precisar”, afirmou.

Taís se emocionou durante o bate-papo e chegaram a citar o filme “Medida Provisória”, estrelado por ela e dirigido pelo seu marido Lázaro Ramos. A obra se passa em um futuro brasileiro distópico, debatendo questões raciais e sociais.

“Eu entendo você, Giovanna. Você não passou nada do que seus filhos passaram, vão passar e estão passando. Entendo total a sua revolta. ‘Tem que ir pra porrada!’. Só que a gente toma porrada desde sempre. Você dando porrada em outra pessoa branca é encarado de outra maneira que eu dando porrada em uma pessoa branca! É o famoso: ‘Vocês que são brancos, que se entendam”, opinou.

Ao final, Titi apareceu de surpresa demonstrando todo carinho pela sua mãe e Araújo. Ewbank aproveitou o momento agradecendo por todo apoio e acolhimento da atriz durante a sua jornada como mãe. “Nosso papo foi TÃO TÃO TÃO emocionante! Parece até que estávamos prevendo tudo o que aconteceu. Falamos sobre diversos assuntos! Entre eles a maternidade, a criação de crianças pretas e acho que estava escrito que tinha que ser ELA justo NESSA semana. O resultado é uma aula de carisma, conscientização, talento e tudo mais que a Taís é e representa pro Brasil todo! 🖤”, escreveu a atriz em uma publicação no Instagram.

Giovanna Ewbank e Taís Araujo emocionadas com a aparição de Titi | Foto: Reprodução/Youtube

Veja Também