Chef apresenta combinações para imergir no açaí

Combinações improváveis e deliciosas para o fruto típico da região norte do País, faz sucesso entre os brasileiros

Postado em: 15-08-2022 às 08h23
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Chef apresenta combinações para imergir no açaí
O açaí tem tomado a cidade de Goiânia e arrebatado paladares que amam as receitas refrescantes e saborosas | Foto: Divulgação

Compartilhar experiências e aguçar sensações por meio da gastronomia tem sido a realidade do chef francês Christophe há alguns anos. No Brasil desde 1994, ele se entregou as belezas nacionais e se apaixonou pela culinária brasileira. Apresentado ao açaí, um fruto típico da região norte do País, o chef percebeu o grande potencial do alimento. Desde então, pesquisou, experimentou, inovou e criou combinações improváveis e deliciosas. Hoje, tomou como sonho a possibilidade de apresentar o ingrediente para o mundo.

O açaí tem tomado a cidade de Goiânia e arrebatado paladares que amam as receitas refrescantes e saborosas. Com certeza você já se esbaldou em combinações como açaí com banana ou morango, mas já pensou em sair do óbvio? O chef Christophe inovou e colocou a fruta comum em posições criativas e quem tem conquistado o público. Açaí com paçoca nordestina, amarena, tangerina e limão siciliano são apenas algumas das misturas que ele imaginou e o público abraçou.

No Brasil há 28 anos, quando teve seu primeiro contato com o açaí in natura, o chef Christophe sempre sonhou em levar a fruta para Europa. Em uma época em que não havia mercado, ele já imaginava as milhares de possibilidades de inovações gastronômicas. “Naquela época não se encontrava açaí como alimento fora daqui, apenas em produtos farmacêuticos. Eu queria apresentar a nossa forma de consumo para os europeus, mas o sonho ficou adormecido até dez anos atrás”, relembra o chef.

Continua após a publicidade

Assim que resgatou a vontade de trabalhar com o açaí, sua primeira preocupação foi trazer algo diferente e matérias prima de qualidade. “Eu trabalho com o açaí puro vindo diretamente das fazendas do Pará. Tenho mais de 30 receitas autorais, desenvolvidas exclusivamente para o paladar brasileiro”, ressalta. Ao desenvolver as combinações, Christophe buscou aliar o ingrediente tipicamente brasileiro com o requinte da culinária francesa. O equilíbrio entre as frutas e o sabor refinado tornou sua marca registrada.

A originalidade permeia as receitas autorais, mas atende também aos clientes mais tradicionais. A variedade oferecida pelo chef passa por receitas como açaí puro, 0 açúcares, com banana, morango, nutella crocante, brigadeiro belga, paçoca nordestina, macarons, limão siciliano, tangerina, pistache e amarena. Percebe-se que o Açaí do Francês aposta em diversidade e criatividade, deu água na boca né?! As combinações gourmets trazem o toque requintado da gastronomia francesa, mas não deixa a brasilidade das receitas se perderem.

“Com uma variedade de receitas autorais, dando um toque refinado, foi como começaram os testes na minha própria casa”, diz Christophe. As experimentações têm início de forma natural, ele imagina as misturas e as coloca em prática. O chef revela ao Essência que a primeira receita que deu certo foi a de açaí com limão siciliano, que por sinal é um dos sabores que mais impressionou essa jornalista que vos fala. Segundo ele, o de tangeria também tem conquistado seus clientes, deixando difícil a disputa de qual a melhor receita.

E qual o ponto perfeito das receitas? O especialista em açaí diz que é quando se acha o equilíbrio entre os ingredientes. “Na hora que você prova tem que ter o sabor sútil, tem que ser refinado, mas o açaí tem que continuar a ser a estrela principal. O ponto ideal é quando conseguimos dar o toque gourmet sem esconder o gosto e a qualidade do açaí”. Seja misturando a fruta, o suco ou o gelato o resultado final tem que ser um açaí leve e saboroso. O chef garante que seu sucesso se deve também as suas raízes, a gastronomia francesa está presente em tudo que faz.

Gastronomia nada mais é do que isso, você servir suas experiências, paixões e convicções. Apresentar, por meio de suas receitas, como você enxerga o mundo e disso o francês entende. Todos os lugares que passou servem como inspiração e mais importante, as tradições paraenses marcam o legado que tem construído. “Estamos ampliando a rede com o intuito de levar o açaí para todos os lugares do Brasil. A procura tem sido grande e daqui a pouco vocês poderão experimentar o açaí do francês em várias cidades”, adianta.

Com a criatividade da culinária francesa, o ingrediente do Pará e Goiás como berço, Christophe planeja mais combinações que prometem conquistar os corações apaixonados pelo açaí. Aqui já tem público e o mercado tende só a crescer. O clima, a variedade de frutas disponíveis para as misturas e um paladar aguçado só contribuem para que a sobremesa refrescante tome conta dos lares goianos. Porque para além do sabor, o fruto possuí propriedades que estimulam o corpo a ser mais saudável.

Açaí, sinônimo de saúde

O açaí é modismo especialmente entre os esportistas, mas deveria fazer parte do cardápio de todo mundo, já que a lista de ganhos que essa frutinha escura proporciona à saúde é inversamente proporcional ao seu tamanho. Os pesquisadores já perceberam isso e, por essa razão, ela tem sido alvo de diversos estudos e não tem decepcionado, pois tem apresentado muitos resultados positivos. Entre os benefícios da fruta está o combate o envelhecimento. Graças à sua alta concentração de antioxidantes o açaí reduz a ação danosa dos radicais livres.

Melhora também o funcionamento dos intestinos. Esse efeito se dá porque ele oferece uma boa dose de fibras, quer melhora o trânsito intestinal. Derruba o colesterol e os louros nesse caso vão para os fitoesteróis e as antocianinas. A primeira compete com o colesterol na hora da digestão, diminuindo a absorção das moléculas prejudiciais. Já a segunda combate a oxidação do LDL, o que evita a formação de placas nos vasos sanguíneos. Protege o coração e melhora a circulação, foi isso o que mostrou um estudo publicado no periódico científico Atherosclerosis.

A fruta proporciona um gás extra para o organismo, já que fornece bastante carboidrato e é rica em nutriente, ajudando na malhação. Fortalece o sistema imune e previne infecções de acordo com pesquisadores do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos. Previne doenças degenerativas como o Alzheimer, reduz o risco de câncer e afasta a osteoporose. Seja pelo sabor e pela saúde, experimente as diversas sensações que o açaí pode proporcionar.

Veja Também