Entenda a origem do nome “varíola dos macacos” e qual sua relação com os animais

No estado de Goiás, a doença já infectou 116 pessoas, sendo a grande maioria homens.

Postado em: 16-08-2022 às 17h51
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda a origem do nome “varíola dos macacos” e qual sua relação com os animais
No estado de Goiás, a doença já infectou 116 pessoas, sendo a grande maioria homens | Foto: Reprodução

O nome “varíola dos macacos” já causou muita desinformação desde a proliferação da doença. Apesar da associação com primatas, a transmissão da doença não está relacionada aos macacos. O nome vem da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958.

No estado de Goiás, a doença já infectou 116 pessoas, sendo a grande maioria homens. Nesta segunda-feira (15/8), o boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) apontou os dois primeiros casos de varíola dos macacos em mulheres.

As transmissões do surto atual atinge mais de 75 países e foram atribuídas à contaminação de pessoa para pessoa, com contato próximo. O animal considerado reservatório do vírus é desconhecido, mas os principais candidatos são pequenos roedores (como os esquilos) das florestas tropicais da África, principalmente na África Central e Ocidental.

Continua após a publicidade

O primeiro caso em humanos foi identificado em 1970, quando uma criança na República Democrática do Congo foi infectada. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também aponta os roedores, como os ratos, como animais suscetíveis a este tipo de varíola.

Leia também: Sobe para 116 número de infectados pela varíola dos macacos em Goiás

A principal forma de transmissão da varíola dos macacos ocorre por contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode ser transmitido por meio da saliva.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:

• Erupções cutânea ou lesões de pele

• Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas)

• Febre

• Dores no corpo

• Dor de cabeça

• Calafrio

• Fraqueza

Todas as pessoas com sintomas compatíveis de varíola dos macacos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde imediatamente e adotar as medidas de isolamento. O diagnóstico é realizado de forma laboratorial, por teste molecular ou sequenciamento genético. As amostras são direcionadas para oito laboratórios de referência no Brasil.

Veja Também