Confira os pontos turísticos mais visitados no Brasil

Todos os anos, o Cristo Redentor recebe, em média, 2 milhões de turistas, vindos das mais diversas partes do país e do mundo.

Postado em: 11-10-2022 às 17h37
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira os pontos turísticos mais visitados no Brasil
Todos os anos, o Cristo Redentor recebe, em média, 2 milhões de turistas, vindos das mais diversas partes do país e do mundo. | Foto: reprodução

O Brasil é um país muito belo, repleto de riquezas naturais. Além de abrigar um dos mais diversos ecossistemas do mundo, o Brasil também se destaca pela cultura, pela história e pela arquitetura. Se você está planejando uma viagem e ainda não conseguiu decidir o lugar, saiba que a gente entende o motivo do seu dilema. Por isso, decidimos fazer uma lista dos pontos turísticos mais visitados no Brasil, já que são inúmeros destinos com atrações imperdíveis que você precisa conhecer.

Cristo Redentor – Rio de Janeiro

foto: reprodução

O Cristo Redentor é das marcas mais conhecidas que distinguem não apenas o Rio de Janeiro, mas também o Brasil. Representa Jesus Cristo em pé, com os braços abertos e uma postura que representa atitude de amor e paz. Como é um célebre ponto turístico, esta escultura também expressa a hospitalidade, que recebe as pessoas de braços abertos.

Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida. E, em 2007, foi eleito como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Continua após a publicidade

Avenida Paulista – São Paulo

foto: reprodução

A Avenida Paulista é um dos pontos turísticos mais queridos de São Paulo e do Brasil. Principal representante da área de negócios, é também um grande polo cultural. Nos 2.800m de extensão marcados pela arquitetura de Lina Bo Bardi no Museu de Arte de São Paulo, pelo verde do Parque Trianon e pelas antenas de rádio, o dia segue apressado. Conforme o sol vai se pondo e o expediente chegando ao fim, os prédios se iluminam, o movimento nos bares começa e a programação cultural tem início. Ao longo da Avenida Paulista tem muito o que ver e fazer. Apesar do ritmo acelerado, tenta dar uma aliviada no passo e aproveita pra comer um pão na chapa.

Centro histórico de Outro Preto – Minas Gerais

foto: reprodução

A cidade de Ouro Preto é um dos destinos mais procurados no Brasil. Pela beleza cênica natural, pela preservada arquitetura, pela história e pelas ruas em paralelepípedo, o centro histórico de Ouro Preto se destaca como ponto turístico brasileiro. Com atrações imperdíveis, a cidade carrega traços do estilo colonialcom casarões, igrejas e museus.

Uma curiosidade sobre Ouro Preto é que ela abriga o maior conjunto de arquitetura Barroca do Brasil. Há, inclusive, obras do Aleijadinho e várias Igrejas, como a São Francisco de Assis e a Nossa Senhora do Pilar. 

Passear pelas ruas de Ouro Preto é como viver a história do Brasil, já que a cidade foi muito importante nos tempos da colonização, e já foi, inclusive, a capital do estado de Minas Gerais. Então, se você é um amante de história, esse passeio será inesquecível para você.

Centro histórico de Salvador – Bahia

Pelourinho | Foto: reprodução

O centro histórico de Salvador tem seus limites no Museu de Arte Sacra e no Mosteiro de São Bento. Locais como a Baixa do Sapateiro, a Ladeira da Montanha, o Largo do Pelourinho e o Forte Capoeira também fazem parte do Centro Histórico.

Além de sua posição estratégica, o Centro Histórico de Salvador reúne diversos edifícios construídos entre os séculos XVI e XIX. A arquitetura baiana é apoiada na transição entre o estilo Renascentista e o Barroco e atualmente o local é considerado o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina.

Alguns lugares obrigatórios para conhecer no centro histórico são: o Largo do Pelourinho, Largo Terreiro de Jesus, Mercado Modelo, Elevador Lacerda e o Monumento da Cruz Caída.

Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul

foto: reprodução

A Serra Gaúcha é repleta de encantos, tanto para quem está a passeio quanto para quem vive na região. Seu clima define muito bem as quatro estações, criando paisagens incríveis durante a primavera e o verão e garantindo o friozinho europeu. É considerada a região da uva e do vinho, cheia de belezas naturais, com direito a vales, cavernas, túneis, cachoeiras, rios, lagos e florestas nativas. Além disso, a região possui vários pontos turísticos, muitos deles bem românticos, além de exibir uma arquitetura charmosa, inspirada nos vilarejos europeus, que também influenciaram a gastronomia e os costumes do lugar.

Veja alguns locais interessantes para visitar na Serra Gaúcha: Nova Petrópolis, Gramado/Canela, Bento Gonçalves e Farroupilha.

Cataratas do Iguaçu – Paraná

Foto: reprodução

As Cataratas do Iguaçu é o maior conjunto de quedas d’água do mundo. É visitada por milhares de turistas todo ano, sendo uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. São 275 saltos dos mais variados tamanhos, sendo o maior deles com 80 metros de altura, chamado Garganta do Diabo. O formato das cataratas é como uma ferradura, proporcionando uma vista panorâmica e única pelo lado brasileiro. Além das quedas, você apreciará uma enorme área verde com uma rica fauna e flora.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

foto: reprodução

Destino perfeito para os amantes do ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros é conhecida pelos seus gigantescos desfiladeiros. Durante o passeio, os visitantes têm a oportunidade de passar por áreas de vegetação, mergulhar em piscinas naturais e se refrescar em quedas d’água. É possível, ainda, observar a rica biodiversidade do parque, que possui uma incrível vida selvagem e diferentes espécies de plantas e orquídeas.

Parque estadual do Jalapão – Tocantins

foto: reprodução

Localizado no estado do Tocantins e abrangendo uma área total de mais de 150 mil hectares, o Parque Estadual do Jalapão é considerado uma imensa maravilha natural. Para onde você olhar, pode-se encontrar os mais diversos tipos de cenários de tirar o fôlego, desde cachoeiras de enormes quedas d’água, poços de águas cristalinas e dunas alaranjadas que chegam até 40 metros de altura, até antigos vilarejos onde é possível observar a produção de artesanato com capim dourado, principal fonte de renda da maioria das comunidades da região.

Centro histórico de Porto Seguro

Foto: reprodução

Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade, o Centro Histórico de Porto Seguro, localizado na Cidade Histórica, leva às origens do Brasil, voltando ao período do Descobrimento. O local tem prédios datados século XVI e a geografia quase parece um museu natural.

O Marco do Descobrimento é um monumento trazido de Portugal junto com as caravelas da frota; a Igreja Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, tem uma torre em louça de Macau e possui em seu interior imagens sacras dos séculos XVI e XVII; a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, a mais antiga do Brasil, possui estilo barroco e conserva as paredes e a parte central desde sua origem. Além dessas atrações, destacam-se também a Casa da Câmera e Cadeia, a Casa da Lenha e a Igreja de São Benedito.

Maragogi – Alagoas

foto: reprodução

São 22 km de litoral compostos por praias de águas cristalinas, coqueirais lindíssimos, areias branquinhas e recifes impressionantes. É só chegar na primeira praia para entender por que Maragogi leva o título de “Caribe Brasileiro”. As melhores praias em Maragogi para você aproveitar o paraíso são: Praia de Antunes, Praia de Barra Grande, Praia Ponta de Mangue, Praia de Xaréu, Praia de Burgalhau.

Leia também:

Veja Também