Doguinhos “superpoderosos” : Saiba alguns fatos surpreendentes sobre os cachorros

Amigáveis, brincalhões e leais os cães possuem diversas qualidades

Postado em: 16-10-2022 às 09h00
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Doguinhos “superpoderosos” : Saiba alguns fatos surpreendentes sobre os cachorros
Conheça alguns fatos incríveis sobre o melhor amigo do homem | Foto: Banco de Imagens

A parceria entre humanos e cachorros já duram milhares de anos. Os fiéis e companheiros de caça se revelaram excelentes auxiliares em diversas tarefas. Antes da aproximação, no entanto, a natureza já havia dado aos peludos, características surpreendentes. 

Olfato superpoderoso

Foto: Banco de Imagens

Os cachorros, assim como os lobos, possuem um nariz apurado que permitem que os peludos inspirem por uma narina enquanto expirem pela outra. Desta maneira, enquanto o cérebro processa as informações recebidas, outras novidades aromáticas estão sendo descobertas pelos cachorros. 

O faro consegue detectar sentimentos, emoções e doenças

O focinho dos cachorros são capazes de identificar variações em alguns hormônios, como ocitocina, adrenalina e dopamina. Com isso, percebem se os membros da família (humanos, gatos e aves) estão tristes ou estressados. Os animais também conseguem identificar a presença de micro-organismos nocivos à saúde, como bactérias, vírus e fungos. 

Continua após a publicidade

Focinho multitarefas

As narinas caninas podem captar cheiros diferentes ao mesmo tempo. Enquanto o ar inalado segue para os pulmões, os terminais olfativos e o órgão vomeronasal interpretam as informações captadas. 

Enquanto os narizes humanos apenas sentem o cheiro de uma macarronada, por exemplo, os cães conseguem identificar o aroma do macarrão, do tomate, dos temperos, etc. Por essa razão foram desenvolvidas diversas raças caninas com o focinho achatado. Como é o caso do pug, boxer, bulldogue inglês, lhasa apso, shih tzu, entre outros.

Cachorros atingem altas velocidades 

Os cachorros desenvolveram altas velocidades e, na companhia dos humanos, algumas raças foram selecionadas exatamente para competir em pistas de corrida. É o caso do greyhound, o mais rápido (o recorde é de 75 km/h na arrancada em provas curtas), mas também do whippet, do galguinho italiano, do galgo inglês e do borzói.

Estes cachorros foram selecionados para correr: eles são leves, esgalgados e apresentam pouca gordura no organismo. Um greyhound, por exemplo, mede 72 cm de altura na cernelha, mas pesa apenas 33 kg, em média. 

Alguns são grandes nadadores

A parceria com os cachorros teve início na caça compartilhada. Mas os cães desenvolveram várias outras habilidades – entre elas, a natação e o mergulho.

Cães como os caniches (assim são chamados os poodles na França) mergulhavam em lagoas frias e só retornavam depois de ter recuperado a presa. Já no Brasil, em sua maioria, mergulham por livre e espontânea vontade.

Veja também: Creches para cachorro para você levar seu pet em Goiânia

Veja Também