WhatsApp lança ferramenta que permite encontrar empresas perto do usuário

Novidade permite jornada de compra dentro da plataforma

Postado em: 18-11-2022 às 09h53
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: WhatsApp lança ferramenta que permite encontrar empresas perto do usuário
Novidade permite jornada de compra dentro da plataforma | Foto: Freepik

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (17), uma nova ferramenta de pesquisa para empresas dentro do seu mensageiro, permitindo que usuários encontrem marcas e façam compras sem precisar sair do aplicativo. Até o momento, a novidade é exclusiva do Brasil, da Colômbia, da Indonésia, do México e do Reino Unido.

De acordo com a plataforma, é possível procurar as empresas usando categorias (como serviços bancários, moda, viagens e outros) ou apenas digitando seu nome no campo de pesquisa. A ideia auxilia nas vendas de pequenos produtores, micro e pequenas empresas, restaurantes locais e mais.

Com a ferramenta, é possível iniciar uma conversa com uma marca para comprar algum item ou simplesmente pedir assistência sem nem mesmo adicionar o número aos contatos. Os dados da pesquisa, segundo o WhatsApp, não são atrelados à conta do usuário para uma maior privacidade.

Continua após a publicidade

Para, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, os diversos negócios que adotaram o WhatsApp como um veículo de trabalho, não precisarão mais de outros recursos a venda. “Embora milhões de empresas no Brasil usem o WhatsApp para bate-papo, não facilitamos a descoberta de empresas ou a compra de produtos delas, então as pessoas acabam tendo que usar soluções alternativas. O objetivo final aqui é fazer com que você possa encontrar, enviar mensagens e comprar de uma empresa, tudo na mesma conversa do WhatsApp”, comentou.

“Para pessoas nos países citados: agora você pode pesquisar empresas usando nossa plataforma WhatsApp Business diretamente em @WhatsApp , navegando em uma lista de categorias – como viagens ou serviços bancários – ou digitando o nome”.

“E no Brasil, você também pode procurar pequenas empresas perto de você. Como a pizzaria do bairro para não aparecer de mãos vazias na noite de cinema”, completou Will Cathcart, chefe da WhatsApp na Meta.

Veja também: Evento proporciona experiência inédita do metaverso em Goiânia

Veja Também