Goiano é o mais jovem brasileiro a concluir curso da Porsche

Realizado no país pela 8º vez, o Motorsport Performance Engineering desta vez foi ministrado em São Paulo

Postado em: 09-12-2022 às 07h43
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiano é o mais jovem brasileiro a concluir curso da Porsche
Realizado no país pela 8º vez, o Motorsport Performance Engineering desta vez foi ministrado em São Paulo | Foto: Arquivo Pessoal

O goiano Bruno de Castro, de 17 anos, acaba de se tornar o mais jovem brasileiro a concluir o curso “Motorsport Performance Engineering”, promovido pela Porsche e ministrado por Jorge Segers, um dos mais renomados engenheiros de automobilismo do mundo.

Realizado no Brasil pela oitava vez e com aulas práticas e teóricas todas em inglês, o curso foi ministrado em São Paulo (SP), na sede do Porsche Cup e no Autódromo de Interlagos, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro.

Nesta imersão no mundo automobilístico, o goiano aprendeu a analisar a performance de carros e pilotos: um trabalho que envolve a comparação de dados, a aferição de pressão dos pneus, ajustes e a avaliação de uma série de quesitos, fundamentais para a definição de estratégias da corrida. Ele também teve a oportunidade de acompanhar, na prática, uma experiência na pista da eterna casa de Ayrton Senna, junto com os mecânicos sêniors da Cup.

Continua após a publicidade

“O curso é uma porta de entrada para atingir os meus objetivos profissionais em atuar no setor automobilístico”, conta o garoto, que, em 2023, inicia o curso de Engenharia Mecânica na PUC-GO.

Sonho profissional

Mas, não é de hoje que o mundo automobilístico faz parte da vida de Bruno. Essa paixão do adolescente nasceu na infância. Quando criança, ele ganhou do avô Celino um carrinho Hot Wheels. O que para outros garotos não passava de um brinquedo, para ele foi a chave para um universo de carros, rodas e motores.

Enquanto os primos se divertiam com gibis da turma da Mônica, Bruno só tinha olhos para as revistas especializadas – Motorshow, Quatro Rodas, Autoesporte – presentadas pelo vovô Celino, que logo percebeu e incentivou o interesse do neto por esse mundo. “Esse mercado é rico em modelos e estilos, cores e designs, performance e histórias da evolução das marcas e, claro, tecnologias e inovações”.

Foto: Divulgação

Em 2021, ele participou da 6ª etapa do Porsche Cup Brasil, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. “Quando tive o primeiro contato com essa categoria, através do time de corrida Oak Racing Team, me senti no meu habitat. Ali só tinham entusiastas pelo setor automobilístico, muita performance nos boxes”, diz Bruno, que se encantou com a velocidade do modelo Porsche 911 Gt3 Cup e teve a oportunidade de cobrir quatro etapas do Porsche Cup Brasil e uma da Porsche Brasil (Porsche Track Experience).

O recém-concluído curso com o autor do best seller “Analysis Techniques for Racecar Data Acquisition” marca uma nova etapa na trajetória cujos planos para 2023 incluem, além do ingresso na faculdade e do fortalecimento do canal na internet, um tour pela Alemanha. “O objetivo é conhecer fábricas das principais marcas do automobilismo: Mercedes Benz, BMW, Porsche, VW, Audi”.

Veja também: Estudante quilombola comemora ter sido selecionado para programa de intercâmbio nos EUA

Veja Também