Homem morre após contrair ameba ‘comedora de cérebro’ ao enxaguar rosto com água, nos EUA

O americano morreu no dia 20 de fevereiro, três dias antes do departamento de saúde emitir uma alerta à população sobre a infecção

Postado em: 02-03-2023 às 11h47
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Homem morre após contrair ameba ‘comedora de cérebro’ ao enxaguar rosto com água, nos EUA
o americano morreu no dia 20 de fevereiro, três dias antes do departamento de saúde emitir uma alerta à população | Foto: Reprodução/ Instagram

Um homem, que não foi identificado, morreu após uma infecção causada pela ameba Naegleria fowleri, conhecida como ‘comedora de cérebros’ contraída depois de usar água de torneira para enxaguar o rosto e lavar o nariz. O caso aconteceu na Flórida, Estados Unidos. 

Segundo divulgado pela imprensa americana, o americano morreu no dia 20 de fevereiro, três dias antes do departamento de saúde emitir uma alerta à população sobre a infecção. O departamento disse que a infecção é rara, e só acontece quando a água contaminada com ameba entra pelo nariz. 

Após ingestão, a ameba causa uma infecção no cérebro que ainda não possui nenhum tratamento eficaz conhecido.O Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disse que este é o primeiro caso na Flórida em que uma pessoa foi infectada através da água da torneira.

Continua após a publicidade

A instituição também aponta, que a infecção mata mais de 97% das pessoas que a contraem. Dos 154 indivíduos infectados conhecidos nos Estados Unidos de 1962 a 2021, apenas quatro pacientes confirmados sobreviveram à infecção.

Embora este caso não tenha sido confirmado pelo CDC como infecção por Naegleria fowleri, a equipe médica acredita que esse foi o motivo.

Leia também: Lago nos EUA é fechado devido a caso de ameba “comedora de cérebros”; há risco no Brasil?

Veja Também