Caqui: Nutricionista ensina formas diferentes de incluir a fruta no cardápio

Fonte de potássio, fruta é capaz de auxiliar no controle da pressão arterial e na diminuição de câimbras

Postado em: 23-05-2023 às 08h48
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Caqui: Nutricionista ensina formas diferentes de incluir a fruta no cardápio
Fonte de potássio, fruta é capaz de auxiliar no controle da pressão arterial e na diminuição de câimbras | Foto: Divulgação

Fruto originário da Ásia, o sabor adocicado do caqui conquistou o paladar brasileiro, mas ainda não faz parte do consumo habitual de muitas pessoas. “Com o outono, começa a safra de frutas típicas da estação, entre elas o caqui, que, embora não faça parte da rotina de consumo, tem muitos nutrientes e merece integrar o cardápio de quem busca uma alimentação saudável e balanceada”, sugere Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Embora a forma mais comum de consumo seja in natura, Renata ressalta que o caqui pode ser incluído no cardápio como sobremesa das refeições principais, geleias, sorbet, tortas doces, mousses, pavês e em lanches. Pode ainda ser usado em receitas salgadas, como molhos para massas, saladas e canapés.

Além da suculência, a fruta é rica em vitaminas e traz grandes benefícios para manter a saúde em dia. “Por ter uma grande quantidade de vitamina C, o caqui aumenta a imunidade corporal e também atua como antioxidante, com a função de inibir e reduzir os danos causados pela ação dos radicais livres”, observa a nutricionista.

Continua após a publicidade

Com aproximadamente 120kcal para cada 100g, o caqui é considerado um grande aliado para promover energia ao corpo. Fonte de potássio, é capaz de auxiliar no controle da pressão arterial e na diminuição de câimbras. “O consumo antes e depois da realização de atividades físicas pode ser uma aposta interessante para manter a performance e estimular um bom desempenho durante o exercício”, indica Renata.

O alimento possui alta taxa de licopeno, que está relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares e câncer de próstata. O consumo da fruta também ajuda na saúde do cabelo e da visão e no retardamento do envelhecimento precoce. 

Como escolher?

Na hora de escolher o caqui para levar para casa, é importante observar se a casca está íntegra, sem bolores, e com o tom entre alaranjado e vermelho. “Se a casca tiver alguma rachadura ou amolecida, o caqui deverá ser consumido mais rapidamente. Ao toque, a polpa deve estar firme”, orienta Renata.

Receita

Muffin de caqui 

. 1 xícara de chá de polpa de caqui

. 4 colheres de sopa de manteiga

. 1 xícara de chá de farinha de trigo

. ½ xícara de chá de farinha de aveia

. 1/2 xícara de chá de açúcar

. 2 ovos

. 100ml de iogurte natural

. 1 colher de chá de canela em pó

. Suco de 1 limão 

. ½ xícara de chá de castanhas de caju picadas

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Bata no liquidificador o caqui, a manteiga, o iogurte e o limão. Transfira para uma vasilha e misture os demais ingredientes, exceto as castanhas. Misture bem, até formar uma massa homogênea. Acomode a massa em forminhas de cupcake e decore com as castanhas picadas. Leve para assar por cerca de 20 minutos.

Petisco de queijo com caqui 

Ingredientes: 

. 1 caqui médio

. 2 palitos de queijo coalho

. Mel a gosto

Modo de preparo:

Faça cubinhos com o queijo coalho e grelhe cada um dos lados. Corte o caqui em tiras, de modo que possam ser acomodadas sobre os cubos de queijos. Prenda o caqui no queijo com palitos de dentes ou próprios para petiscos. Regue com o mel e sirva.

Veja Também