Goiás adquiriu mais de 70 mil cobertores para famílias vulneráveis

Neste ano, o Governo de Goiás adquiriu 70 mil cobertores para serem distribuídos para todo o estado, por meio do programa Goiás

Postado em: 23-06-2023 às 08h00
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás adquiriu mais de 70 mil cobertores para famílias vulneráveis
Com as doações deste ano, a Campanha Aquecendo Vidas já supera a marca de 270 mil , desde o início do projeto. | Foto: Reprodução

Neste ano, o Governo de Goiás adquiriu 70 mil cobertores para serem distribuídos para todo o estado, por meio do programa Goiás Social e de parceria com as prefeituras. Desde 2019, a Campanha Aquecendo Vidas já distribuiu mais de 200 mil peças a famílias em vulnerabilidade, pessoas em situação de rua e instituições sociais de todos os 246 municípios goianos. Com as doações deste ano, esse número supera a marca de 270 mil, fruto de um investimento total de R$ 9,5 milhões por parte do Governo de Goiás. 

Somente nos meses de maio e junho, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) já enviou mais de 36 mil peças a mais de 120 municípios. O número representa mais da metade dos cobertores adquiridos para este ano. A presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, está à frente das entregas. Segundo ela, com a expectativa de registro de temperaturas mais baixas no estado nos próximos dias, a distribuição de cobertores para a população goiana é essencial. 

A primeira-dama também ressaltou que a agilidade na distribuição é primordial para que ninguém fique desamparado. “Se antecipar aos dias mais frios é fundamental para essas pessoas que, em muitos casos, não têm sequer um agasalho em casa. É por isso que fazemos questão de distribuir esses cobertores de forma rápida e em todos os municípios, porque depois que o frio passar, não adianta mais. Nossa preocupação é com as pessoas, com o bem-estar de cada um.”

Continua após a publicidade

De acordo com o prefeito do município do Sudoeste goiano, Aleomar Rezende, essa iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é de extrema importância para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Essa campanha é muito importante. Os mais vulneráveis precisam muito do governo e é uma satisfação ver que a primeira-dama Gracinha Caiado ampara essas famílias não só com esses cobertores, mas com diversas outras ações do Goiás Social que ela leva para nossas cidades”, destacou.

Aquecendo Vidas

A Campanha Aquecendo Vidas distribui cobertores às famílias goianas vulneráveis. “Todos os anos, a OVG realiza essa campanha com o objetivo de proteger, levar acolhimento e cuidar das famílias mais vulneráveis de Goiás nessa época do frio. Nós sabemos que cada cobertor desse faz uma diferença enorme na vida de uma família, faz a diferença para o conforto e a saúde das pessoas em vulnerabilidade. Como eu digo sempre, não são só cobertores: é dignidade e qualidade de vida”, frisou Gracinha Caiado.

O Governo de Goiás envia os benefícios às prefeituras e distribui cobertores em Goiânia e na região Metropolitana, de porta em porta. “Temos essa preocupação de ir pessoalmente às casas dessas pessoas para fazer a entrega dos cobertores. Quando vemos de perto a situação em que se encontram, conseguimos, logo em seguida, levar outros benefícios por meio das ações do Goiás Social e a cada dia oferecer mais dignidade e qualidade de vida a elas”, completou Gracinha Caiado.

Beneficiários

A moradora da Ocupação Emanueli, em Goiânia, Daniela Ferreira é uma das milhares de pessoas beneficiadas pela Campanha Aquecendo Vidas. Ela vive em uma casa próxima a um córrego e, segundo ela, o frio durante a noite é quase insuportável. “Ainda bem que temos pessoas que se preocupam com a gente, que vêm até nós. Um cobertor desse, que pode parecer tão simples para os outros, ajuda a gente demais, porque passar frio dói lá dentro”, conta.

Bela Vista de Goiás, a 50 quilômetros de Goiânia, já retirou as doações para distribuir a famílias do município. “Essa iniciativa aquece não apenas as 70 mil famílias que recebem os cobertores, aquece os corações de todos que podem ajudar. Nós estamos na política para utilizá-la como instrumento de transformação na vida das pessoas, e Gracinha Caiado representa muito bem isso”, destacou a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly Alves da Silva.

Além do envio dos cobertores para as prefeituras, a Campanha Aquecendo Vidas 2023 também arrecada agasalhos novos e usados, em bom estado de conservação. Os donativos são selecionados, higienizados e destinados a entidades sociais, famílias vulneráveis, pessoas em situação de rua e refugiados. Grata pelos agasalhos recebidos, Irismar de Souza Araújo, que mora com dois filhos pequenos na ocupação Paulo Freire, em Goiânia, chegou a se emocionar ao receber as equipes do Governo de Goiás. “Saber que tem quem se importa com a gente, que somos lembrados nessas horas de necessidade, me deixa muito feliz”.

Veja Também