Por motivo preocupante, Prefeitura de Nova York proíbe uso de TikTok em celulares de funcionários

Segundo a proibição, a medida deverá ser cumprida em até 30 dias

Postado em: 17-08-2023 às 09h43
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Por motivo preocupante, Prefeitura de Nova York proíbe uso de TikTok em celulares de funcionários
Segundo a proibição, a medida deverá ser cumprida em até 30 dias | Foto: Reprodução/Shutterstock

A prefeitura da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, tomou uma decisão ‘drástica’ nesta quarta-feira (16/8) ao proibir o uso do aplicativo TikTok em celulares oficiais usados por servidores públicos.

Segundo a proibição, a medida deverá ser cumprida em até 30 dias e foi tomada por considerar que a plataforma chinesa representa “uma ameaça à segurança das redes técnicas da cidade”.

A decisão foi tomada após uma revisão do Comando Cibernético de Nova York. “Embora as mídias sociais sejam ótimas para conectar os nova-iorquinos uns com os outros e com a cidade, temos que garantir que estamos sempre usando essas plataformas de maneira segura”, disseram as autoridades da cidade em comunicado enviado ao The Verge.

Continua após a publicidade

“O NYC Cyber Command explora e avança regularmente em medidas proativas para manter os dados dos nova-iorquinos seguros”, finalizou o comunicado.

Leia também: Tik Tok é a rede social mais usada por crianças no Brasil, segundo pesquisa

App é motivo de preocupação nos EUA

A da prefeitura de Nova York sobre o uso do TikTok também citou diretrizes do Escritório de Gestão e Orçamento dos EUA, que desencorajam o uso do aplicativo em dispositivos do governo, bem como a legislação federal aprovada no início deste ano que proibiu o aplicativo.

Para membros do Congresso americano, o aplicativo e sua proprietária chinesa, a Bytedance, podem usar os dados que coleta para espionar os americanos. Vários estados dos EUA já baniram a rede social em dispositivos de propriedade do governo.

O debate também divide opiniões entre a própria população americana. Uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center indicou que a maioria dos adultos do país (59%) consideram a rede social chinesa como uma ameaça à segurança nacional.

Veja Também