Segunda-feira, 08 de julho de 2024

‘8 ½ Festa do Cinema Italiano’ começa hoje

Goiânia recebe, pela primeira vez, filmes da recente produção italiana

Postado em: 02-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘8 ½ Festa do Cinema Italiano’ começa hoje
Goiânia recebe, pela primeira vez, filmes da recente produção italiana

SABRINA MOURA*

Começa nesta quinta-feira (2) e vai até o dia 8 de agosto a 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que traz uma seleção de filmes da produção italiana, com exibição nos Cinemas Lumière do Shopping Bougainville. Além da Capital, 11 cidades do País recebem o evento, que conta com o apoio e colaboração da rede de consulados italianos em todas as cidades que o recebem. 

Continua após a publicidade

Segundo o diretor e curador do evento, Stefano Savio, a Festa do Cinema Italiano é um evento cinematográfico que nasceu como uma aposta, em Lisboa, há mais de dez anos, para trazer o bom cinema italiano. Sua primeira edição teve um ótimo retorno, e foi percebido que era interessante não localizar o festival em uma única cidade, no caso, só na capital. “Em vários anos, ocupamos quase toda Portugal, depois percebemos que era interessante também estar em outros países. Passamos por Moçambique, Angola, e há cinco anos realizamos a primeira edição no Brasil, mais precisamente em Porto Alegre (RS), onde também tivemos margem de crescimento. Na sequência, conseguimos passar por sete cidades brasileiras, e, nesta edição, estamos em 12 cidades”, diz ele.

O evento visa a não só a promover a qualidade do cinema italiano junto ao público brasileiro, mas também colaborar para que o cinema italiano,– e o cinema europeu – possam encontrar espaço sempre maior na oferta cultural do País. “No meu ponto de vista, queremos mostrar o bom cinema, o cinema italiano com o objetivo de satisfazer o público cinéfilo ou o que gosta de cinema. Vamos mostrar características culturais do nosso país (Itália), mas eu acho que o importante, antes de tudo, é mostrar o bom cinema.”, comenta Stefano. “Uma coisa que é importante para nós, da organização, é conseguir criar um evento que seja funcional – mesmo com o pouco recurso que temos –, que seja capaz de alcançar o público de uma maneira homogênea e extensiva. Esperamos que o público goste do que vai ver; temos um compromisso de mostrar fios interessantes e garantir o cinema de qualidade”, completa.

O festival já passou por quatro países, três continentes e quase 40 cidades. Temos viajado bastante com a mala cheia de filmes; uma experiência interessante, conhecendo vários países e culturas. “Queremos salvaguardar uma comunicação, um espaço e uma vivência das pessoas dedicados a um produto cultural. Neste caso, o cinema italiano é também um produto cultural, bastante amplo e abrangente. É sempre importante destacar esse papel importante do cinema na vida das pessoas: que a ida às salas de cinema seja uma rotina que garanta que o cinema continue crescendo, mostrando essas obras que são interessantes de se ver. É importante não deixar que eventos desse tipo desapareçam. O cinema é uma experiência importante, que impulsiona, atiça a curiosidade de sair de casa”, afirma o diretor e curador.

Após dez anos de sucesso em dezenas de cidades lusófonas e em três continentes diferentes, 8 ½ Festa do Cinema Italiano encontrou espaço para se tornar um evento de grande relevância também no Brasil. Além do número de cidades, aumentaram o número de filmes apresentados e as sessões programadas: serão quase 300 em uma semana de exibição. 

Segundo Stefano, o cinema italiano é muito rico no sentido de gêneros, ambientações, de histórias contadas e, sobretudo, um cinema que conta histórias para todos os públicos. “O cinema italiano tem um olhar sobre o real poético e fantasioso, consegue falar sobre temas próximos, de uma maneira muito peculiar, que o público vai gostar”, afirma. “O público vai encontrar uma seleção de vários elementos para gostos diferentes. Temos filmes que ganharam importantes prêmios internacionais, filmes de gêneros (dramas e comédias), de sucesso na crítica e de bilheteria. Mantendo certa qualidade, trazemos filmes que sejam interessantes. São filmes que merecem ser vistos e dedicados a um público específico. O cinema italiano tem um olhar sobre o real poético e fantasioso; consegue falar sobre temas próximos de uma maneira muito peculiar que o público vai gostar.”, finaliza.

O evento é organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore e com o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e do Cinecittà Luce.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov 

SERVIÇO

‘8 ½ Festa do Cinema Italiano’

Quando: de 2 a 8 de agosto de 2018

Onde:  Lumière Cinema – Shopping Bougainville  (Rua 9, nº 1.855, Setor Marista – Goiânia)

Programação: www.festadocinemaitaliano.com.br 

Veja Também