Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Entenda porque uma bactéria causou a suspensão de aulas em escolas de MG; três crianças morreram

Municípios iniciaram um processo de dedetização em locais públicos, como praças e parquinhos

Postado em: 26-10-2023 às 10h30
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda porque uma bactéria causou a suspensão de aulas em escolas de MG; três crianças morreram
Municípios iniciaram um processo de dedetização em locais públicos, como praças e parquinhos | Foto: Reprodução

Em Minas Gerais, uma bactéria identificada como Streptococcus vem causando mortes e medo entre os moradores dos municípios de São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas, após três crianças falecerem. 

Nesta quarta-feira (25/10), a Prefeitura de Santa Cruz de Minas se juntou aos outros municípios e anunciou a paralisação das atividades de três instituições de ensino com objetivo de evitar mais contaminação. A suspensão é por tempo indeterminado. 

Em entrevista, o infectologista Marcos Moura explicou sobre as bactérias investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Ezequiel Dias (Funed): a Streptococcus pyogenes e a Streptococcus sp. alfa-hemolítico.

Continua após a publicidade

Streptococcus sp. alfa-hemolítico

Segundo o infectologista, Marcos Moura, o grupo alfa é composto por várias bactérias, que podem causar desde infecção urinária até endocardite. Sem o tratamento adequado, pode gerar aspecto sistêmico grave. “Nesse grupo tem desde bactérias relacionadas a animais, como o enterococcus, temos também bactérias do leite e, claro, as humanas”, explicou o infectologista em entrevista ao portal G1.

Marcos Costa também informou que o tratamento é feito a base de penicilina, com exceção das formas mais graves, que só o antibiótico não resolve.

Streptococcus pyogenes

O infectologista contou que esta bactéria  é comum, e fácil contágio e dificilmente letal. Se diagnosticada rapidamente, pode ser tratada.

A transmissão pode ser causada por gotículas de secreções do nariz ou da garganta que são dispersas quando uma pessoa infectada tem tosse ou espirra. Além de ser possível o  contágio através de contato com feridas ou úlceras infectadas na pele. 

Os principais sintomas são:

  • amidalite;
  • febre;
  • dor no corpo;
  • náuseas e vômitos;
  • infecções de pele;

Segundo o infectologista, há uma variação no período entre o contato da pessoa com a bactéria e o início dos sintomas,  pois ela depende da condição de saúde do indivíduo e e em alguns pode nem mesmo haver infecção. 

Marcos Moura explica que os sintomas se manifestam após 24 e 72 horas. “É uma incubação. A princípio, a infecção é uma permissividade do hospedeiro, porque ela coloniza e pode não infectar, mas aí é uma infecção, se for ativa, entre 24 e 72 horas os sintomas se manifestam, leves e que depois vão piorando”, contou o infectologista.

O tratamento pode ser feito com dose única de penicilina. No entanto, devido à semelhança dos sintomas com outras doenças, o médico reforça o perigo da automedicação.

A Prefeitura de Santa Cruz de Minas e de outros municípios iniciaram um processo de dedetização em locais públicos, como praças e parquinhos, bem como na Escola Municipal Cívico-Militar.

Veja Também