Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Com ações sociais que são referências no País, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu pobreza em 2022

Em 2022, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu o índice de pobreza em todo o País, em comparação ao ano anterior

Postado em: 09-12-2023 às 14h33
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Com ações sociais que são referências no País, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu pobreza em 2022
Em 2022, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu o índice de pobreza em todo o País, em comparação ao ano anterior | Foto: Divulgação

Os programas do Governo do Estado de Goiás voltados às famílias mais vulneráveis ajudam, mensalmente, milhares de cidadãos goianos a saírem da pobreza. Prova disso é que em 2022, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu o índice de pobreza em todo o País, em comparação ao ano anterior.

Os dados fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada no último dia 6 de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O documento é uma análise das condições de vida da população e usa indicadores como demografia, famílias, educação, trabalho, distribuição de renda e domicílios.

De acordo com os dados levantados por meio do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), Goiás teve uma redução de 27,8% nos índices de pobreza, ficando atrás somente do Estado do Mato Grosso do Sul (28,5%).

Continua após a publicidade

Para a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o resultado confirma o sucesso das políticas sociais adotadas pelo governador Ronaldo Caiado desde o início da gestão. “É mais uma prova da efetividade do nosso Goiás Social, programa que mudou a história socioassistencial em Goiás, promovendo transformações reais na vida de milhares de famílias ao longo dos últimos cinco anos”, avalia.

Ainda segundo as informações do IBGE, Goiás teve o quarto menor porcentual de extrema pobreza do País em 2022 – o melhor resultado do Estado desde o ano de 2015 -, apresentando uma taxa de 2,7% enquanto a média brasileira fica em 5,9%.

Programas sociais

O Goiás Social, programa do Governo de Goiás de combate à pobreza, integra mais de 30 projetos, benefícios e ações que combatem a desigualdade e trabalham em prol da proteção e emancipação social por meio de assistência emergencial, protetiva e emancipatória.

Apenas no ano de 2023, o investimento em ações sociais do Governo de Goiás ultrapassa a quantia de R$ 2,3 bilhões. O total de investimento desde o início do mandato do governador Ronaldo Caiado, em 2019, chega à casa dos R$ 6,8 bilhões.

O número de beneficiários únicos em programas do Goiás Social – tais como Mães de Goiás, Aprendiz do Futuro e Programa Universitário do Bem – é de cerca de 1 milhão, desde o início de 2019. O número total de atendimentos, por sua vez, chega à marca de 40 milhões.

Veja Também