O que é a formiga-bala, o inseto conhecido pela maior dor do mundo

O inseto que picou uma mulher que brincava com o filho em uma piscina de bolinhas em São Paulo

Postado em: 21-06-2024 às 13h41
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: O que é a formiga-bala, o inseto conhecido pela maior dor do mundo
O inseto que picou uma mulher que brincava com o filho em uma piscina de bolinhas em São Paulo. | Foto: Arquivo Pessoal

Você já pensou alguma vez qual seria a maior dor do mundo? Bom, saiba que descobrimos e a causa pode estar mais perto do que você imagina. Uma vez que, a formiga-bala é um inseto que vive em países da América Central e do Sul, principalmente nas áreas mais úmidas e tropicais. E a principal característica dela, certamente é a forte dor da picada.

Leia também: Cachorro com sorriso “humano” derrete corações na internet

Descubra o que significam as cores da bandeira LGBTQIAPN+

De acordo com um artigo da Encyclopedia of Life (EOL), a formiga-bala ocupa o primeiro lugar no pódio como a mordida mais dolorosa no “índice de dor Schimidt”, que varia de 0 a 4 (sendo 0 sem dor e 4, mais dolorosa).

O Entomologista Justin O. Schimidt inventou uma escala capaz de medir a dor causada por insetos do mundo inteiro. Na ocasião, ele precisou se submeter a diversos ataques de bichos. De acordo com o pesquisador, a dor gerada pela formiga-bala é parecido com “andar sobre brasas com um prego de 5cm cravado no calcanhar”.

Continua após a publicidade

Além disso, segundo a Nathional Geographic a dor da mordida do inseto se assemelha a um tiro.

Caso em São Paulo

Uma formiga-bala picou uma mulher dentro de uma piscina de bolinhas, onde a mesma brincava com o filho de 4 anos. Na ocasião, Aline Ferraz, de 32 anos, relatou ter sentido dores por três dias.

Ela relatou ter pensado que a dor teria sido causada por um escorpião e que a dor não se limitava apenas ao local da picada.

“A dor foi insuportável, e não ficava só no local da picada. Foi aumentando e chegou até metade da sua panturrilha. Na hora eu tinha certeza que era um escorpião, alguma coisa muito grave, porque foi muito forte”, relatou Aline ao Metrópoles

Confira a seguir o relato da vítima:

https://www.instagram.com/reel/C79_UjMuJz3/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Veja Também