MPRJ denuncia delegado por discriminação e injúria racial

Comentários de teor racista aconteceram via Whatsapp

Postado em: 26-07-2024 às 11h51
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: MPRJ denuncia delegado por discriminação e injúria racial
MPRJ apresentou denuncia contra delegado por comentários racistas Foto: Divulgação/MPRJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o delegado da Polícia Civil, Maurício Demétrio Afonso Alves, pelos crimes de discriminação e injúria racial. A denúncia apresentada pelo órgão relata 3 episódio em que Maurício, demonstrou desprezo por pessoas de cor preta ou teceu comentários de teor racista.

Os comentários foram feitos via mensagens pelo aplicativo Whatsapp. Um dos casos ocorreu em outubro de 2018, quando o Demétrio chamou outra delegada, já aposentada, de “macaca” e “criola”. Além disso, em 2020, Maurício utilizou a expressão “tinha que ser preto” em uma conversa, o qual se referiu ao então ministro da Educação.

Em março de 2018, o oficial ironizou a morte da vereadora Marielle Franco. A denúncia diz que “no contexto do que restou demonstrado com a prova dos autos, assim o fez por preconceito racial, certo que a falecida vereadora era mulher de cor preta”.

Continua após a publicidade

O MPRJ requer, além da condenação pelos dois crimes, que o delegado seja condenado a pagar uma multa de R$ 100 mil por danos morais causados à delegacia da Polícia Civil, além de mais R$ 100 mil por danos morais coletivos.

Leia mais:

Haddad diz que taxação dos super-ricos precisa ser aprofundada

Nikolas diz que vai ao Itamaraty questionar Janja nas Olímpiadas

G20: ministros de Finanças vão debater revisão do fundo verde

Veja Também